DIDÁTICA MAGNA: INFÂNCIA, TRAGÉDIA E NIILISMO

Autores

  • Deniz Alcione Nicolay

Resumo

O presente artigo trata da relaçáo histórica entre o conceito de infância na Didática Magna de Comenius e os procedimentos de ensino na Modernidade. A partir de conceitos da filosofia de Friedrich Nietzsche procura analisar a construçáo dessa infância na Pedagogia Moderna. Assim, constata a ausência de fundamento artístico sobre os mecanismos que edificaram um modelo de escola para as políticas de educaçáo burguesa. Percebe, nesse sentido, que tal construçáo conduzirá a infância, inevitavelmente, ao seu extremo niilismo. Assim, náo vê outra saída para as ações negativas da prática docente que náo sejam ações calcadas no resgate do saber trágico, da sensibilidade artística no ensino. 

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Publicado

03-08-2011

Como Citar

NICOLAY, D. A. DIDÁTICA MAGNA: INFÂNCIA, TRAGÉDIA E NIILISMO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1090. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino