DIDÁTICA MAGNA: INFÂNCIA, TRAGÉDIA E NIILISMO

Autores/as

  • Deniz Alcione Nicolay

Resumen

O presente artigo trata da relaçáo histórica entre o conceito de infância na Didática Magna de Comenius e os procedimentos de ensino na Modernidade. A partir de conceitos da filosofia de Friedrich Nietzsche procura analisar a construçáo dessa infância na Pedagogia Moderna. Assim, constata a ausência de fundamento artístico sobre os mecanismos que edificaram um modelo de escola para as políticas de educaçáo burguesa. Percebe, nesse sentido, que tal construçáo conduzirá a infância, inevitavelmente, ao seu extremo niilismo. Assim, náo vê outra saída para as ações negativas da prática docente que náo sejam ações calcadas no resgate do saber trágico, da sensibilidade artística no ensino. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

03-08-2011

Cómo citar

NICOLAY, D. A. DIDÁTICA MAGNA: INFÂNCIA, TRAGÉDIA E NIILISMO. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1090. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino