DIDÁTICA MAGNA: INFÂNCIA, TRAGÉDIA E NIILISMO

Authors

  • Deniz Alcione Nicolay

Abstract

O presente artigo trata da relaçáo histórica entre o conceito de infância na Didática Magna de Comenius e os procedimentos de ensino na Modernidade. A partir de conceitos da filosofia de Friedrich Nietzsche procura analisar a construçáo dessa infância na Pedagogia Moderna. Assim, constata a ausência de fundamento artístico sobre os mecanismos que edificaram um modelo de escola para as políticas de educaçáo burguesa. Percebe, nesse sentido, que tal construçáo conduzirá a infância, inevitavelmente, ao seu extremo niilismo. Assim, náo vê outra saída para as ações negativas da prática docente que náo sejam ações calcadas no resgate do saber trágico, da sensibilidade artística no ensino. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

03-08-2011

How to Cite

NICOLAY, D. A. DIDÁTICA MAGNA: INFÂNCIA, TRAGÉDIA E NIILISMO. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1090. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Fundamentos da Educação e Ensino