EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE

Autores

  • Wuldson Marcelo Leite Souza
  • Maureci Moreira de Almeida

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexáo em torno de uma educaçáo contra a barbárie, da influência da indústria cultural no comportamento das pessoas, do avanço tecnológico que, por sua vez, reforça a barbárie por meio de uma razáo instrumental, objetiva e fria. O filósofo Theodor W. Adorno realizou profundos estudos sobre os mecanismos que favoreceram uma ideologia fundada na técnica e na indiferença para expansáo de uma produçáo social que culminou no desapreço ao indivíduo. O seu ensaio Educaçáo Após Auschwitz dá indícios de como a educaçáo pode se tornar resistente a essa lógica brutalizante da instrumentalizaçáo da razáo.

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Publicado

03-08-2011

Como Citar

SOUZA, W. M. L.; ALMEIDA, M. M. de. EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1093. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino