EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE

Authors

  • Wuldson Marcelo Leite Souza
  • Maureci Moreira de Almeida

Abstract

O presente artigo propõe uma reflexáo em torno de uma educaçáo contra a barbárie, da influência da indústria cultural no comportamento das pessoas, do avanço tecnológico que, por sua vez, reforça a barbárie por meio de uma razáo instrumental, objetiva e fria. O filósofo Theodor W. Adorno realizou profundos estudos sobre os mecanismos que favoreceram uma ideologia fundada na técnica e na indiferença para expansáo de uma produçáo social que culminou no desapreço ao indivíduo. O seu ensaio Educaçáo Após Auschwitz dá indícios de como a educaçáo pode se tornar resistente a essa lógica brutalizante da instrumentalizaçáo da razáo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

03-08-2011

How to Cite

SOUZA, W. M. L.; ALMEIDA, M. M. de. EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1093. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Fundamentos da Educação e Ensino