A EDUCAÇÃO NOS ESCRITOS DO JOVEM NIETZSCHE

Autores

  • Cláudia Cristiane Levandoski UNIASSELVI, UNOPAR
  • Fabrício Fonseca Machado UFPel, UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID13258

Resumo

Neste artigo, analisaremos a educação nos escritos do jovem Nietzsche. Suas ideias pedagógicas não têm sido muito recorrentes no meio acadêmico, daí a importância em estudá-las. Nosso ponto de partida reside nas conferências Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino (1872) e na Terceira consideração extemporânea: Schopenhauer como educador (1874). Esse primeiro período da produção intelectual de Nietzsche apresenta um ponto de vista bastante peculiar e atual sobre a educação. Nietzsche, num plano geral, condenou com veemência Sócrates e Platão, por terem instaurado na civilização ocidental a racionalidade argumentativa, e pelo fato de Platão ter sugerido o “mundo das ideias”, ilusório, tendência amplamente absorvida pelo Cristianismo, que prega uma moral de rebanho, que enaltece valores antinaturais, contrários à vida. Em termos educacionais, é preciso interpretá-lo e entendê-lo de maneira sistemática, relacionando conceitos como educação, cultura, Estado, ciência etc. O autor insiste no aprendizado da língua materna, da leitura, no cultivo de si próprio. Assim é possível cada um “tornar-se aquilo que é”. Assim é possível o nascimento do gênio, da exceção, que deve ser, diz ele, o fim último da educação e da cultura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Cristiane Levandoski, UNIASSELVI, UNOPAR

Licenciada em Pedagogia (UNISUL-SC), Mestre em Ciências da Linguagem (UNISUL-SC) e Doutoranda em Ciências da Linguagem (UNISUL-SC). Professora da UNIASSELVI-SC e da UNOPAR-PR.

Fabrício Fonseca Machado, UFPel, UNISUL

Bacharel e Licenciado em Filosofia pela UNISUL-SC e UNIASSELVI-SC, respectivamente; Bacharel em Direito pela UFPEL-RS; Especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia; Servidor público do estado do RS.

Downloads

Publicado

18-01-2018

Como Citar

LEVANDOSKI, C. C.; MACHADO, F. F. A EDUCAÇÃO NOS ESCRITOS DO JOVEM NIETZSCHE. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, 2018. DOI: 10.21680/1984-3879.2018v18n1ID13258. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13258. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino