A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico

Autores

  • Lucas Giovan Gomes Acosta Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lauren de Lacerda Nunes Universidade Federal do Pampa, Unipampa.

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13614

Resumo

O presente texto visa realizar um breve resgate histórico a despeito da presença da Filosofia nos currículos escolares brasileiro. Nesse sentido tem-se o intuito de considerar como se deu o processo de legitimação dessa disciplina, seja ela feita pelos professores em suas instituições, instâncias educacionais ou pelas justificativas pedagógicas de modo a compreender as nuances dessa área do conhecimento como componente curricular da formação básica; visto que em diferentes momentos históricos a presença ou não da Filosofia como disciplina fundamental para a construção e formação de um ser humano crítico, autônomo e pensante gerou e tem propiciado intensas discussões, tanto no meio acadêmico como na própria escola. Compreendemos que sua configuração na escola na atualidade só se faz inteligível na medida em que lançamos mão de sua “presença” no ensino brasileiro. Pretende-se, nesse sentido, contextualizar e situar historicamente o ensino da disciplina no Brasil, com o intuito de percorrer a sua trajetória no sistema educacional brasileiro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Giovan Gomes Acosta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor Substituto do Instituto Federal Farroupilha, Ciências Humanas. Licenciado em Ciências Humanas, Unipampa. Mestrando em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Lauren de Lacerda Nunes, Universidade Federal do Pampa, Unipampa.

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA-RS), campus São Borja.

Downloads

Publicado

22-09-2018

Como Citar

GOMES ACOSTA, L. G.; DE LACERDA NUNES, L. A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 18, n. 2, 2018. DOI: 10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13614. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13614. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino