As concepções educacionais e pedagógicas de Locke e a educação profissional

Autores

  • Jamille de Amorim Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13646

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma pesquisa desenvolvida durante a disciplina Fundamentos da Educação e Linguagem do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Educação, Escola e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) que objetiva compreender o pensamento educacional e pedagógico de John Locke (1632 -1704) e sua relação com a Educação Profissional. Como procedimento metodológico, adotou-se a leitura, análise e interpretação de algumas obras de Locke, bem como, textos escritos por intérpretes lockeanos. Para compreender o significado histórico das obras de Locke implica necessariamente na compreensão do momento histórico em que elas forem produzidas. Para tanto, discorremos sobre a trajetória bibliográfica de Locke; como se davam as relações sociais e as práticas pedagógicas das escolas no século XVII; destacamos o pensamento educacional e pedagógico proposto por Locke e por fim, fizemos um comparativo entre o novo modelo de educação que Locke propôs e a Educação Profissional. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as propostas pedagógicas de Locke e a filosofia da Educação Profissional, via Instituto Federal de Educação, contrapõem ao modelo escolástico de educação e preveem uma formação integral humana fundamentada pelo saber omnilateral e empírico, a fim de preparar um indivíduo útil, virtuoso, sábio e moral para exercer seus direitos na coletividade como parte efetiva da construção da sociedade, entendendo-o, portanto, como sujeito da história ao usar a razão como reguladora de suas ações humanas, políticas e profissionais.

Palavras-chaves: Locke; Pensamento Educacional; Praticas Pedagógicas; Educação Profissional.

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Publicado

22-09-2018

Como Citar

OLIVEIRA, J. de A.; SILVA, Y. F. de O. e. As concepções educacionais e pedagógicas de Locke e a educação profissional. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 18, n. 2, 2018. DOI: 10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13646. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13646. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino