As concepções educacionais e pedagógicas de Locke e a educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13646Resumen
O presente trabalho refere-se a uma pesquisa desenvolvida durante a disciplina Fundamentos da Educação e Linguagem do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Educação, Escola e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) que objetiva compreender o pensamento educacional e pedagógico de John Locke (1632 -1704) e sua relação com a Educação Profissional. Como procedimento metodológico, adotou-se a leitura, análise e interpretação de algumas obras de Locke, bem como, textos escritos por intérpretes lockeanos. Para compreender o significado histórico das obras de Locke implica necessariamente na compreensão do momento histórico em que elas forem produzidas. Para tanto, discorremos sobre a trajetória bibliográfica de Locke; como se davam as relações sociais e as práticas pedagógicas das escolas no século XVII; destacamos o pensamento educacional e pedagógico proposto por Locke e por fim, fizemos um comparativo entre o novo modelo de educação que Locke propôs e a Educação Profissional. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as propostas pedagógicas de Locke e a filosofia da Educação Profissional, via Instituto Federal de Educação, contrapõem ao modelo escolástico de educação e preveem uma formação integral humana fundamentada pelo saber omnilateral e empírico, a fim de preparar um indivíduo útil, virtuoso, sábio e moral para exercer seus direitos na coletividade como parte efetiva da construção da sociedade, entendendo-o, portanto, como sujeito da história ao usar a razão como reguladora de suas ações humanas, políticas e profissionais.
Palavras-chaves: Locke; Pensamento Educacional; Praticas Pedagógicas; Educação Profissional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.