O Estado contra a educação

Autores

  • Victor Leandro Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Matheus Cascaes Lopes UEA - Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13882

Resumo

Desde a República platônica até a constituição dos Estados modernos, a educação sempre foi pensada como uma forma de controle social sobre os indivíduos. Desse modo, ela viria a ser constituída como um dos mais fortes transmissores dos princípios que norteiam a ideologia dominante. O presente texto procura analisar de que maneira, a partir das análises das obras de Platão e Louis Althusser, o estatuto ideológico hegemônico se torna presente nos processos educativos, bem como discutir, por meio da relação entre escola e trabalho, as propostas de ruptura frente a essa condição.

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Biografia do Autor

Victor Leandro Silva, Universidade do Estado do Amazonas

licenciado em Filosofia pela UFAM. Mestre e Doutorando em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM. Professor da Universidade do Estado do Amazonas.

Matheus Cascaes Lopes, UEA - Universidade do Estado do Amazonas

Licenciado em Letras Língua Portuguesa pela UEA - Universidade do Estado do Amazonas. Membro do GEPPPE - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Políticas Públicas e Educação.

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Publicado

08-08-2018

Como Citar

SILVA, V. L.; LOPES, M. C. O Estado contra a educação. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 18, n. 2, 2018. DOI: 10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13882. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13882. Acesso em: 19 abr. 2024.