Alguns aspectos das noções de governamentalidade e governabilidade como processo de constituição de si na educação

Autores

  • Bruno Araújo Alencar
  • Fernanda Mota Universidade Federal do Piauí (UFPI).

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14307

Resumo

O artigo tem como objetivo de discutir a partir da perspectiva de Michel Foucault os dispositivos de coerção do sujeito na educação através dos conceitos de governamentalidade e governabilidade como processo de constituição de si. Para tanto faremos uma breve contextualização histórica acerca da constituição dos processos de dominação dos sujeitos dos primórdios até a contemporaneidade. Em seguida, faremos algumas breves discussões acerca dos conceitos foucaultianos de governamentalidade, governabilidade e constituição de si. Posteriormente, evidenciaremos a articulação dos referidos conceitos no campo educacional. Nosso aporte teórico está fundamentado em autores como: Foucault (2017), Mota (2017), Pagni (2017), e Silva (2010), além de outros. Nosso estudo indica que o sujeito ao longo desse processo de constituição é dominado por um conjunto de normas que o definem como ser pronto e acabado para uma finalidade específica no seu campo social, mas que a partir da constituição de si é capaz de agregar conhecimentos filosóficos que o libertam de modos de agir e de pensar predefinidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Araújo Alencar

Licenciado em Normal Superior pelo Instituto Superior de Educação da Faculdade Santo Agostinho (FSA). Atualmente cursando Graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Pós-Graduação EAD em Metodologia do Ensino da Filosofia pela Faculdade Unyleya. Bolsista de Iniciação Científica Voluntária – ICV/UFPI, realizando pesquisa na área de Filosofia da Educação.

Fernanda Mota, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Psicopedagogia pela União Cearense de Ensino Superior – UNICE. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Professora Adjunta de Filosofia da Educação no Departamento de Fundamentos da Educação na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

 

Downloads

Publicado

22-09-2018

Como Citar

ARAÚJO ALENCAR, B.; MOTA, F. Alguns aspectos das noções de governamentalidade e governabilidade como processo de constituição de si na educação. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 18, n. 2, 2018. DOI: 10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14307. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/14307. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino