Alguns aspectos das noções de governamentalidade e governabilidade como processo de constituição de si na educação
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14307Resumen
O artigo tem como objetivo de discutir a partir da perspectiva de Michel Foucault os dispositivos de coerção do sujeito na educação através dos conceitos de governamentalidade e governabilidade como processo de constituição de si. Para tanto faremos uma breve contextualização histórica acerca da constituição dos processos de dominação dos sujeitos dos primórdios até a contemporaneidade. Em seguida, faremos algumas breves discussões acerca dos conceitos foucaultianos de governamentalidade, governabilidade e constituição de si. Posteriormente, evidenciaremos a articulação dos referidos conceitos no campo educacional. Nosso aporte teórico está fundamentado em autores como: Foucault (2017), Mota (2017), Pagni (2017), e Silva (2010), além de outros. Nosso estudo indica que o sujeito ao longo desse processo de constituição é dominado por um conjunto de normas que o definem como ser pronto e acabado para uma finalidade específica no seu campo social, mas que a partir da constituição de si é capaz de agregar conhecimentos filosóficos que o libertam de modos de agir e de pensar predefinidos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.