O conceito de filosofia como problema filosófico no ensino médio

  • Flávio Luiz Castro Freitas Universidade Federal do Maranhão
  • Luciano Santiago Maquine IFMA

Resumo

: Este artigo pretende explicitar a natureza das relações entre o problema filosófico e o ensino de filosofia. Para tanto, adota-se como hipótese de trabalho ideia de que o conceito de filosofia é o primeiro problema filosófico que se apresenta a todo professor de filosofia do ensino médio. Ademais, para desenvolver essa hipótese divide-se este trabalho em quatro partes específicas: 1.O que é um problema filosófico?. 2.Por que o conceito de filosofia é um problema filosófico?. 3.Com qual conceito de filosofia trabalhar no ensino médio?. 4. O conceito de filosofia e a identidade filosófica do professor no ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Luiz Castro Freitas, Universidade Federal do Maranhão
Doutor em Filosofia com área de concentração em Estrutura e Gênese do Conceito de Subjetividade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cuja linha de pesquisa é a subjetividade na filosofia da psicologia e da psicanálise, com estágio sanduíche pela Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne. Além disso, possui graduação em Filosofia, especialização em Filosofia Política e mestrado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com ênfase em filosofia da psicologia e teoria da afetividade. Atualmente, é professor efetivo adjunto I DE no campus V e professor permamente do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado) Interdisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão - PGCult. Também é líder do Grupo de Pesquisa em Teoria da Afetividade na Idade Moderna, Filosofia das Psicologias e das Psicanálises e é membro integrante do GT Deleuze- Anpof. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna, especificamente no livro III da Ética de Espinosa e nas Paixões da Alma de Descartes. Também possui experiência em Filosofia Contemporânea, especificamente nas relações que a obra de Deleuze/Deleuze e Guattari estabelece com a História da Filosofia e com a filosofia da psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento, inconsciente, paixões, afetos e subjetividade.
Publicado
22-09-2018
Como Citar
FREITAS, F. L. C.; MAQUINE, L. S. O conceito de filosofia como problema filosófico no ensino médio. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, v. 18, n. 2, 22 set. 2018.
Seção
Fundamentos da Educação e Ensino