O conceito de filosofia como problema filosófico no ensino médio

Autores/as

  • Flávio Luiz Castro Freitas Universidade Federal do Maranhão
  • Luciano Santiago Maquine IFMA

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID15151

Resumen

: Este artigo pretende explicitar a natureza das relações entre o problema filosófico e o ensino de filosofia. Para tanto, adota-se como hipótese de trabalho ideia de que o conceito de filosofia é o primeiro problema filosófico que se apresenta a todo professor de filosofia do ensino médio. Ademais, para desenvolver essa hipótese divide-se este trabalho em quatro partes específicas: 1.O que é um problema filosófico?. 2.Por que o conceito de filosofia é um problema filosófico?. 3.Com qual conceito de filosofia trabalhar no ensino médio?. 4. O conceito de filosofia e a identidade filosófica do professor no ensino médio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávio Luiz Castro Freitas, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Filosofia com área de concentração em Estrutura e Gênese do Conceito de Subjetividade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cuja linha de pesquisa é a subjetividade na filosofia da psicologia e da psicanálise, com estágio sanduíche pela Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne. Além disso, possui graduação em Filosofia, especialização em Filosofia Política e mestrado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com ênfase em filosofia da psicologia e teoria da afetividade. Atualmente, é professor efetivo adjunto I DE no campus V e professor permamente do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado) Interdisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão - PGCult. Também é líder do Grupo de Pesquisa em Teoria da Afetividade na Idade Moderna, Filosofia das Psicologias e das Psicanálises e é membro integrante do GT Deleuze- Anpof. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna, especificamente no livro III da Ética de Espinosa e nas Paixões da Alma de Descartes. Também possui experiência em Filosofia Contemporânea, especificamente nas relações que a obra de Deleuze/Deleuze e Guattari estabelece com a História da Filosofia e com a filosofia da psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento, inconsciente, paixões, afetos e subjetividade.

Publicado

22-09-2018

Cómo citar

FREITAS, F. L. C.; MAQUINE, L. S. O conceito de filosofia como problema filosófico no ensino médio. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 18, n. 2, 2018. DOI: 10.21680/1984-3879.2018v18n2ID15151. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/15151. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino