A Teoria da subjetividade e o ensino de ciências
Estado da Arte e desafios para criação de uma ambiência favorável ao processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2022v22n1ID30351Palavras-chave:
Theory of Subjectivity. State of art. Subject who learns. Teaching-learning process. Socio-relational context.Resumo
This abstract is characterized as a research about a State of the Art whose purpose was to map the works focused on the theme of the student who emerges as a subject in his teaching-learning process. In this sense, we also aimed to contribute to the understanding of the importance of the school environment being considered and assumed as a locus that favors the production and expression of subjective meanings that constitute the teaching-learning process. For these purposes, research was carried out that subsidized us with regard to access to works in the area. The corpus of analysis considered in this research were the publications of 2011 and 2022, found among the works of the National Meeting of Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPe), in the repository of the State Universidade Estadual de Goiás (UEG), in the repository of the Universidade de Brasília (UnB), and in the Google Scholar database. From our research, it was possible to organize the themes into categories: Subject and human relations in the classroom, Subject and creativity in learning, Social subjectivity and creativity in learning, Subject who learns, Subjective senses, Subjectivity and history of life, subjectivity and teaching through research. As a theoretical, methodological and epistemological basis, we use the guiding principles of Qualitative Epistemology, presiding over the cultural-historical perspective of subjectivity developed by González Rey. Regarding the conclusion, we could perceive ways that favored a favorable environment for the subject who learns and need for the production of more studies in this sense.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, P.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. La emergência del aprendizaje creativo. Alternativas cubanas en Psicología, v. 8, n. 23, p. 95-111, 2020.
ALVES, J., M.; PARENTE, A., G., L. Aprendizagem como produção subjetiva e ensino por pesquisa: Uma tentativa de aproximação. IN: Anais II SIMPÓSIO NACIONAL DE EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA E SUBJETIVIDADE, p. 1-12, 2019.
AMARAL, A., L., S., N. A constituição da aprendizagem criativa no processo de desenvolvimento da subjetividade. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Distrito Federal – DF, 2011.
AZAMBUJA, I., K. Criatividade e aprendizagem na educação de jovens e adultos: Discussões a partir da teoria da Subjetividade. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS, 2019.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas "estado da arte." Educação & sociedade, 2002.
PERRENOUD, P.; THURLER, M. G. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Artmed, 2009.
GUEDES MARTÍNEZ, I. Educação em Ciências, dimensão subjetiva e suas implicações para a ação docente: Uma análise de processos avaliativos a partir da relação estudantes surdos-pessoa intérprete educacional. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Distrito Federal – DF, 2019.
GUEDES MARTÍNEZ, I.; SANTOS, E., B.; GAUCHE, R. Ensino de Ciências, estudante surda e pessoa intérprete educacional: Análise do processo de enfrentamento de uma possibilidade de evasão escolar. Revista Projeção e Docência, v. 10, n. 1, p. 18-32, 2019.
KAISER, P., N. Arte na educação infantil: O desenvolvimento infantil e a criança produtora de cultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Distrito Federal – DF, 2017.
MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; GONZÁLEZ REY, F. L. Psicologia, Educação e Aprendizagem Escolar: avançando na contribuição da leitura cultural–histórica. São Paulo: Cortez, 2017.
MUNIZ, C., A. As crianças que calculavam: O ser matemático como sujeito produtor de sentidos subjetivos na aprendizagem. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, p. 1-12, 2016, São Paulo.
MUNIZ, L. S.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. A expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita: um estudo de caso. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 1039-1054, 2015.
OLIVEIRA, A., M., C. Desenvolvimento subjetivo e educação: Avançando na compreensão da criança que se desenvolve em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Distrito Federal – DF, 2017.
OLIVEIRA, A. M. C.; COELHO, C. M. M. Subjective development process as a path to school learning: the classroom as a dialogic relational context (El proceso de desarrollo subjetivo como un camino para el aprendizaje escolar: el aula como un contexto relacional-dialógico). Routledge: Taylor & Francis Group, v. 41, n. 1, p. 115-137, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02109395.2019.1710803
OLIVEIRA, C., T. Subjetividade social da sala de aula e criatividade na aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Distrito Federal – DF, 2018.
PASSOS, R., L. “Quem me leva os meus fantasmas?” Para além do fracasso escolar: produções de sentidos subjetivos de estudantes em situação de conflito psicossocial. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Distrito Federal – DF, 2017.
PAULINO, S., R. A subjetividade dos estudantes em situação de vulnerabilidade social: Reflexões sobre o sujeito que aprende. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Distrito Federal – DF, 2018.
PINTO, K., P., S. A criança e a escrita: A alfabetização como processo subjetivo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Distrito Federal – DF, 2016.
RODRIGUES, F., N., S. A qualidade do conhecimento do aluno de psicologia diante de situações-problemas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Distrito Federal – DF, 2012.
ROSSATO, M.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Desenvolvimento da subjetividade: Análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 289-298, 2013.
SANTOS, M., O. Subjetividade social e aprendizagem na educação empresarial. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Distrito Federal – DF, 2020.
SILVA, F., B., M., R. A Criatividade do pedagogo diante das queixas escolares. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Distrito Federal – DF, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.