FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO

O PAPEL DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO SERIDÓ-RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30417

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Transtornos de Aprendizagem, Ensino Superior

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões acerca dos resultados da oferta de um Curso de Extensão durante os meses de maio a outubro de 2021, voltado aos professores e gestores da região do Seridó-RN, acerca do ensino e avaliação dos alunos com Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. A necessidade desta formação deu-se após resultados de Pesquisas de Iniciação Científica que apontaram a carência de cursos na área como um dos maiores entraves a inclusão destes alunos. Com a concretização desta ação, surgiu a necessidade de analisar os possíveis impactos nas práticas pedagógicas dos docentes participantes, e, assim, foram aplicados questionários on line, com este objetivo. As análises dos relatos dos docentes apontaram para resultados positivos em suas práticas com os alunos com transtornos de aprendizagem, enfatizando a importância do papel da Universidade na formação continuada de professores

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Biografia do Autor

Ana Clara de Medeiros Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido)(2017). Atualmente é discente da Licenciatura em Pedagogia pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), é membro do GPCAI (Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Inclusão) na linha Neuroeducação e Processos de Ensino-aprendizagem, e membro do LENTE (Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais) na linha de pesquisa Estudos das Relações Étnico-Raciais Pedagogia. Bolsista de iniciação científica voluntária (2020-2021) e (2021-2022) do CNPq

Daniele Pereira Brandão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/CERES), membro do GPCAI (Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Inclusão) nas linhas Neuroeducação e Processos de Ensino-aprendizagem, e, Psicanálise e Formação Cultural, com estudos e trabalhos publicados e apresentados em eventos da área de inclusão. Bolsista de inicação científica pelo CNPq de 2019 a 2021.

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Publicado

28-01-2023

Como Citar

LOPES COSTA FREIRE, K. R.; DE MEDEIROS DANTAS, A. C.; PEREIRA BRANDÃO, D. FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO: O PAPEL DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO SERIDÓ-RN. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 07–20, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30417. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30417. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Inclusão e diversidade no ensino superior