FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
O PAPEL DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO SERIDÓ-RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30417Keywords:
Educação inclusiva, Transtornos de Aprendizagem, Ensino SuperiorAbstract
O presente artigo apresenta reflexões acerca dos resultados da oferta de um Curso de Extensão durante os meses de maio a outubro de 2021, voltado aos professores e gestores da região do Seridó-RN, acerca do ensino e avaliação dos alunos com Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. A necessidade desta formação deu-se após resultados de Pesquisas de Iniciação Científica que apontaram a carência de cursos na área como um dos maiores entraves a inclusão destes alunos. Com a concretização desta ação, surgiu a necessidade de analisar os possíveis impactos nas práticas pedagógicas dos docentes participantes, e, assim, foram aplicados questionários on line, com este objetivo. As análises dos relatos dos docentes apontaram para resultados positivos em suas práticas com os alunos com transtornos de aprendizagem, enfatizando a importância do papel da Universidade na formação continuada de professores
Downloads
References
BRANDÃO, Daniele P; FREIRE, Kátia R. L. C. Mapeamento dos alunos com transtornos de aprendizagem matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Caicó-RN. In: XXXII Congresso de iniciação científica e tecnológica da UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil promulgada em 05 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em 10 set. 2022.
BRASIL. Lei nº 14.254, de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14254.htm> Acesso em 17 de ago de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 07 jul. 2022.
BRASIL. Resolução N° 006/2022 CONSEPE, de 26 de abril de 2022. Aprova o Regulamento de Extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. MEC: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022. Disponível em:< https://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/202222615018bb115670789e45fd8e1f64/res0062022-aprova_o_regulamento_de_extenso_da_UFRN-pagina.pdf> acesso em 15 set 2022.
BRASIL. Resolução Nº 026/2019 CONSUNI, de 11 de dezembro de 2019. Institui a Política de Inclusão e Acessibilidade para as Pessoas com Necessidades Específicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. MEC: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019. Disponível em:< https://www.ufrn.br/resources/documentos/politicas/politica_de_Inclusao_e_Acessibilidade.pdf> Acesso em 02 ago 2022.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE. RESOLUÇÃO Nº 03/2016-CEB/CEE/RN, 23 de novembro de 2016. Fixa normas para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade de Educação Especial. Disponível em: < http://www.diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20161210&id_doc=557370> Acessado em 15 set 2022.
CONSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DANTAS, Ana C. M.; FREIRE, Kátia R. L. C. Práticas pedagógicas e avaliativas voltadas aos alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem. In: XXXII Congresso de iniciação científica e tecnológica da UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021.
DSM-V. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
FLETCHER, J. M., LYONS, G. R., FUCHS, L. S., & BARNES, M. A. (2009). Transtornos de aprendizagem: da identificação à intervenção. Artmed Editora, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GEPHART, RP (2004). Pesquisa Qualitativa e Academy of Management Journal. Revista Academy of Management, v. 47, n. 4, p. 454-462.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987.
MINAYO, Maria C.S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009.
NÓVOA, António. A “nova” centralidade dos professores: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Cuadernos de Pedagogía, n. 286, p. 102-108, dez.1999. Disponível em: < http://hdl.handle.net/10451/684> acesso em 15 set 2022.
NUNES, C.M.F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, Ano 22, n.74, p.27-42, abr. 2001.
ROTTA, Newra Tellechea; BRIDI FILHO, César Augusto; DE SOUZA BRIDI, Fabiane. Neurologia e aprendizagem: abordagem multidisciplinar. Artmed Editora, 2015.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.