USO DAS TDICs NO CONTEXTO ESCOLAR
POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33218Palavras-chave:
Recursos Tecnológicos, Práticas de Ensino, Inteligência Artificial, Formação continuadaResumo
Este estudo concentra-se na exploração do papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto educacional, mais especificamente, na sua incorporação às práticas de ensino. Neste artigo, no formato de relato de experiência, descrevemos uma atividade realizada cujo objetivo principal foi sensibilizar os professores sobre as potencialidades e desafios das TDICs na sala de aula, proporcionando um espaço para a reflexão crítica e diálogo colaborativo. A oficina intitulada "Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto escolar: Possibilidades e Potencialidades" foi conduzida com a participação de professores, da equipe pedagógica e gestora de uma escola localizada na circunscrição da 10ª DIREC/RN. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação qualitativa, com a utilização de um Quiz auxiliado pela plataforma Mentimeter para coleta de informações. A análise das respostas ao quiz revelou que, embora a maioria dos professores utilize TDICs, existe uma lacuna significativa no conhecimento e aplicação de tecnologias mais avançadas, como a Inteligência Artificial. O estudo concluiu que a formação continuada, suporte institucional e infraestrutura adequada são essenciais para a implementação efetiva das TDICs no ensino, ressaltando que a integração bem-sucedida dessas tecnologias requer um esforço conjunto de professores, administradores e políticas públicas.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. 2018.
CARRIJO, Fátima Araújo; SANTOS, Elton Castro Rodrigues. Refletindo acerca das dificuldades de aprendizagem em matemática. Revista Scientific Magazine, Ano: XIV – nº 125, p. 144-160, 2020.
CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Formação docente na era da mobilidade: metodologias e aplicativos para envolver os alunos rentabilizando os seus dispositivos móveis. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, nº 1, p. 25-36, 2018.
CARVALHO, Habniesley Pereira de; SOARES, Maria Vilani; CARVALHO, Sângela Medeiros de Lima; TELLES, Tamára Cecilia Karawecjczyk. O professor e o ensino remoto: tecnologias e metodologias ativas na sala de aula. Revista Educação Pública, v. 21, nº 28, 27 de julho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/28/o-professor-e-o-ensino-remoto-tecnologias-e-metodologias-ativas-na-sala-de-aula. Acesso em: 15 jun. 2023.
FERRARINI, Rosilei; SAHEB, Daniele; TORRES, Patricia Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Rev. Educ. Questão, Natal , v. 57, n. 52, e15762, abr. 2019 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000200010&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 21 jun. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. Ed. São Paulo: Atlas. 2017.
SCHUARTZ, A. S.; SARMENTO, H. B. DE M.. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, v. 23, n. 3, p. 429–438, set. 2020.
Downloads
Publicado
Versões
- 25-09-2023 (2)
- 24-09-2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.