USO DAS TDICs NO CONTEXTO ESCOLAR

POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES

Autores/as

  • Jonimar Pereira de Araújo UFRN
  • Tânia Cristina Meira Garcia UFRN
  • Djanni Martinho dos Santos Sobrinho
  • Túlia Fernanda Meira Garcia

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33218

Palabras clave:

Recursos Tecnológicos, Práticas de Ensino, Inteligência Artificial, Formação continuada

Resumen

Este estudo concentra-se na exploração do papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto educacional, mais especificamente, na sua incorporação às práticas de ensino. Neste artigo, no formato de relato de experiência, descrevemos uma atividade realizada cujo objetivo principal foi sensibilizar os professores sobre as potencialidades e desafios das TDICs na sala de aula, proporcionando um espaço para a reflexão crítica e diálogo colaborativo. A oficina intitulada "Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto escolar: Possibilidades e Potencialidades" foi conduzida com a participação de professores, da equipe pedagógica e gestora de uma escola localizada na circunscrição da 10ª DIREC/RN. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação qualitativa, com a utilização de um Quiz auxiliado pela plataforma Mentimeter para coleta de informações. A análise das respostas ao quiz revelou que, embora a maioria dos professores utilize TDICs, existe uma lacuna significativa no conhecimento e aplicação de tecnologias mais avançadas, como a Inteligência Artificial. O estudo concluiu que a formação continuada, suporte institucional e infraestrutura adequada são essenciais para a implementação efetiva das TDICs no ensino, ressaltando que a integração bem-sucedida dessas tecnologias requer um esforço conjunto de professores, administradores e políticas públicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. 2018.

CARRIJO, Fátima Araújo; SANTOS, Elton Castro Rodrigues. Refletindo acerca das dificuldades de aprendizagem em matemática. Revista Scientific Magazine, Ano: XIV – nº 125, p. 144-160, 2020.

CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Formação docente na era da mobilidade: metodologias e aplicativos para envolver os alunos rentabilizando os seus dispositivos móveis. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, nº 1, p. 25-36, 2018.

CARVALHO, Habniesley Pereira de; SOARES, Maria Vilani; CARVALHO, Sângela Medeiros de Lima; TELLES, Tamára Cecilia Karawecjczyk. O professor e o ensino remoto: tecnologias e metodologias ativas na sala de aula. Revista Educação Pública, v. 21, nº 28, 27 de julho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/28/o-professor-e-o-ensino-remoto-tecnologias-e-metodologias-ativas-na-sala-de-aula. Acesso em: 15 jun. 2023.

FERRARINI, Rosilei; SAHEB, Daniele; TORRES, Patricia Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Rev. Educ. Questão, Natal , v. 57, n. 52, e15762, abr. 2019 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000200010&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 21 jun. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. Ed. São Paulo: Atlas. 2017.

SCHUARTZ, A. S.; SARMENTO, H. B. DE M.. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, v. 23, n. 3, p. 429–438, set. 2020.

Publicado

24-09-2023 — Actualizado el 25-09-2023

Versiones

Cómo citar

PEREIRA DE ARAÚJO, J.; CRISTINA MEIRA GARCIA, T.; MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO, D.; FERNANDA MEIRA GARCIA, T. USO DAS TDICs NO CONTEXTO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 177–195, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33218. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33218. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Enseñanza y Tecnología Educativa