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A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORAS/ES SEXUAIS

UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34574

Palavras-chave:

Formação continuada, educadores sexuais, educação sexual, sexualidade

Resumo

A discussão acerca da necessidade da formação continuada em Educação Sexual sempre se mostrou imperativa no âmbito acadêmico, devido à persistente constatação de que numerosos educadoras/es transportam consigo, para o interior das salas de aula, convicções e valores arraigados. Frequentemente, a temática da Educação Sexual é erroneamente equiparada unicamente à dimensão sexual, sendo abordada como um tabu na sociedade. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a relevância da formação continuada em Educação Sexual e Sexualidade para as/os docentes, assim como a compreensão das/os docentes sobre a temática e a necessidade de formação. A metodologia empregada se configura como uma pesquisa bibliográfica e documental, revestindo-se de caráter fundamental e exploratório. Ademais, a análise de natureza qualitativa foi conduzida por meio de um questionário semiestruturado aplicado a treze (13) docentes da Grande Florianópolis, no ano de 2021, resultando em um retorno de apenas seis (6) questionários devidamente respondidos. A análise demonstrou que, de fato, os sujeitos da pesquisa, todas do sexo feminino, atuam no ensino público da Educação Infantil, possuem apreensão dos conceitos de Sexualidade e Educação Sexual, compreendendo igualmente a importância intrínseca da formação continuada. Entretanto, é notável que elas ainda não se sentem suficientemente confiantes para instaurar diálogos desse teor, indicando, portanto, uma lacuna na formação continuada no domínio da Sexualidade e da Educação Sexual. O suprimento dessa ausência poderia contribuir de maneira significativa para a ampliação de seus saberes e práticas pedagógicas, em uma perspectiva emancipatória.

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Publicado

11-03-2024

Versões

Como Citar

ANTUNES, L.; RAUPP, G. . A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORAS/ES SEXUAIS: UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. AR08, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34574. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/34574. Acesso em: 22 dez. 2024.