v. 24 n. 1 (2024): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação.

					Visualizar v. 24 n. 1 (2024): Saberes:  Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação.

Nesta edição, mergulhamos em temas cruciais, da educação prisional à formação profissional, refletindo sobre as interseções entre Filosofia e Educação. Explore insights sobre a clínica psicanalítica com surdos, estudos comparativos sobre educação profissional e muito mais. Aproveitamos para informar que os artigos aprovados serão publicados em até 15 dias após o envio da versão final pelos autores. Junte-se a nós nessa jornada de descoberta e reflexão para moldar um futuro educacional mais inclusivo e dinâmico.

Publicado: 16-02-2024

Capa -  Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35329
    Ronny Diogenes Menezes
    AP1

Filosofia

  • HANNAH ARENDT E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32732
    José Jõao Neves Barbosa Vicente
    FI01
  • TESSITURA DO ERRO E SUAS CAUSAS ENTRE ENTENDIMENTO E VONTADE NA FILOSOFIA DE DESCARTES

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34320
    Lélio Favacho Braga, Aline Nascimento Braga, Maria Gilvania da Silva Alves Silva Alves, Shirsley Joany dos Santos da Silva, Carlos A. B. da Silva Jr, Alessandra Nascimento Braga
    FI02
  • MNEMOSINE E APRENDIZAGEM Uma Breve Reflexão sobre a Memória a partir do Fedro de Platão e sua relação com a Contemporaneidade

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35115
    Paula Oliveira de Souza, Tarso Ferreira Alves
    FI03
  • EXPLORANDO A CONEXÃO MENTE-CORPO CONTRIBUIÇÕES DE MEAD E DESCARTES

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36142
    DEBORA ARAUJO DE MEDEIROS, SHIRLENE SANTOS MAFRA MEDEIROS
    FI04
  • POR QUE SANTO AGOSTINHO NÃO É MEDIEVAL?

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35286
    Francisco Eduardo de Oliveira
    FI05

Surdidade em foco

  • A CLÍNICA PSICANALÍTICA COM SURDOS UMA “ESCUTA” DOS PSICANALISTAS

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33413
    Jacson Baldoino Silva, Lílian Cordeiro Maciel
    SF01

Educação e Ensino

  • UMA UMA LEITURA FLECKIANA DO PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE ASTROBIOLOGIA EM EVENTOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID31865
    Wellington Pereira de Queirós, Ivone Delmiro da Silva, Hamilton Perez Soares Corrêa, Thiago de Oliveira Borges
    EE01
  • A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E NO ESTADO DO PIAUÍ UM ESTUDO COMPARATIVO HISTÓRICO

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v24n1ID33486
    Sebastião Barbosa Carvalho, Rafael Fernandes de Mesquita
    EE02
  • O ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34593
    Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Joyce de Araújo Medeiros
    EE03
  • A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PERCEPÇÕES DOCENTES A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32173
    Osório Augusto de Souza Neto, Estéfano Vizconde Veraszto, Luciana Maria Estevam Marques
    EE04
  • A EDUCAÇÃO PRISIONAL E O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE INDIVÍDUOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35054
    Daniel Lucas Pessoa de Oliveira Silva, Katia Regina Lopes Costa Freire
    EE05
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRÁXIS DOCENTE NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR EXPERIENCE REPORT IN TEACHING PRAXIS IN SCHOOL GEOGRAPHY TEACHING

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35033
    JOÃO EDUARDO AZEVEDO DA COSTA
    EE06
  • A leitura do mundo perante contextos marcados pela diversidade o território enquanto chave para compreensão da palavra-mundo

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35821
    IRENALDO PEREIRA DE ARAÚJO
    EE07
  • As Possibilidades e limites das práticas de projetos de Turismo Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36138
    Andréia Saidelles Rossi, Estela Maris Giordani
  • A INTERSEÇÃO DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR MOLDANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34730
    Bruna Silva souto, Estér de Souza Batista Corrêa, Raphael Weber Silva Rocha, Gênesis Guimarães Soares
    EE08
  • ENTRE DEVANEIOS E INFÂNCIAS POR UMA PEDAGOGIA DA MARAVILHA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35886
    Williams Nunes da Cunha Jr.
    EE09
  • ELEMENTOS DA COMPLEXIDADE NA PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DO INTERIOR CEARENSE A PARTIR DA PANDEMIA DO COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36851
    Joice Élida Alves Gonçalves, Edmilson Luiz Rafael
    EE10
  • ÉTICA DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS A PARTIR DE UMA LEITURA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36744
    Fábio Antônio Gabriel, Elisângela Moreira, Patricia Cristina Formaggi Cavaleiro Navi, Ana Lúcia Pereira
    EE11

Educação especial e inclusiva

  • PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID37033
    Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Adriana Azevedo da Silva, Stephanie Yasmin Nóbrega de Sousa
    EES02
  • A CPIA DO CERES E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UFRN

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36080
    Francileide Batista de Almeida Vieira, Isabela Ferreira Alves
    EES01

Artigos (interdisciplinar)

  • O INTERNACIONALISMO MÉDICO E A AJUDA HUMANITÁRIA DE CUBA NA PANDEMIA DE COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35893
    Kelvin Araújo da Nóbrega Dias
    AR16
  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, NO ANO DE 2022, EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CRATO/CE.

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33495
    Sâmia Eufrasio Barbosa, Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Tânia Cristina Meira Garcia , Túlia Fernanda Meira Garcia
    AR01
  • BNCC E FORMAÇÃO DE PROFESSORES UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONCEPÇÃO NIETZSCHIANA DE FORMAÇÃO PARA A CULTURA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34176
    Giovana Carmo Temple , Fabio Moraes
    AR02
  • O PEDAÇO DE CHÃO BEM-AVENTURADO, TERRA SEM MALES, TERRA PROMETIDA O quilombo Custaneira na perspectiva da circularidade

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34888
    Joao Victor de Oliveira Sousa, Nilton de Almeida Araújo, Hilaryo Barbosa Guimarães, Virna Rodrigues Leal Moura, Yana de Moura Gonçalves, Timna da Paixão Fagundes Pereira
    AR03
  • DA LIBERDADE INDIVIDUAL À LIBERDADE COMO AÇÃO POLÍTICA UM DIÁLOGO ENTRE FOUCAULT E HANNAH ARENDT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35613
    Raquel Augusta Melilo Carrieri, Renata Fernandes Maia de Andrade
    AR15
  • FORMAÇÃO, POESIA E ROMANTISMO NO HEINRICH VON OFTERDINGEN DE NOVALIS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES BENJAMINIANAS

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34737
    Priscilla Stuart da Silva
    AR04
  • ANÁLISE SOBRE O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO LIVRO ESCOLAR EM ESCOLAS PRIMÁRIAS DA CIDADE DE LICHINGA-MOÇAMBIQUE

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32544
    Agostinho Rosário Teimoso, José Marcelo Ánica, Arlindo Pichesse Naciaia, António dos Santos João, Almeida Meque Gomundanhe
    AR05
  • EXPERIÊNCIA E POBREZA UM OLHAR PARA REALIDADE A PARTIR DE WALTER BENJAMIN

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34567
    MAURICIO INACIO DOS SANTOS
    AR06
  • UMA EDUCAÇÃO DESCOLONIZADORA PARA GUINÉ-BISSAU DESDE A EXPERIÊNCIA DOS POVOS HISTORICAMENTE COLONIZADOS

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35153
    Cauê Almeida Galvão, Nbemba Djassi
    AR07
  • A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORAS/ES SEXUAIS UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34574
    Leandro Antunes, Graziela Raupp
    AR08
  • Em defesa da vida currículo e biopolítica

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33733
    Rodrigo Pedrolo, Deniz Alcione Nicolay
    AR09
  • A SUBCIDADANIA E A EXCLUSÃO ESCOLAR DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI SUBCIUDADANÍA Y EXCLUSIÓN ESCOLAR DE ADOLESCENTES EN CONFLICTO CON LA LEY

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35394
    Lindomar Teixeira Luiz, Gabriel de Melo Oliveira
    AR10
  • EXPLORANDO A CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULA UM ENFOQUE NA ANÁLISE E CRIAÇÃO DE MEMES

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36011
    Fábio Marques de Souza, Laís de Sousa Nóbrega Aguiar Pereira, Alexandre de Souza Cruz, Inácio Hélio Moreira do Nascimento, Déborah Letícia Ferreira de Sousa
    AR11
  • RELAÇÃO INTESTINO E SISTEMA NERVOSO CENTRAL A IMPORTÂNCIA DO MICROBIOMA INTESTINAL

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33359
    Fabiano Rodrigues, Patrícia Rosany de Sales Santiago, Luiz Felipe Chaves Carvalho
    AR12
  • O MOVIMENTO FEMINISTA NA ARGENTINA E A MARÉ VERDE

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35299
    Everton William de Lima Silva, Fábio Marques de Souza
    AR13
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA DILEMAS INDIVIDUAIS E SOCIAIS

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35507
    Simone Leite Azevedo Gurgel Guida, Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Marilza Terezinha Soares de Souza, Patricia Ortiz Monteiro
    AR14

Ensino e tecnologia educacional

  • DIGITAL LITERACIES AS SOCIAL PRACTICES IN COLLABORATIVE LEARNING TELETANDEM AND MEANING-MAKING

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35536
    Fábio Marques Souza, Rivaldo Ferreira da Silva, Élida Ferreira Lins, Helenildo Arruda de Macedo Junior Macedo Junior
    ET02
  • As ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADAS POR TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DO CAMPO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33306
    Jardielly Faria, Francely Dantas de Sousa Medeiros, Jeane Medeiros Silva, Tânia Cristina Meira Garcia, Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Tulia Fernanda Meira Garcia
    ET01

Relatos de experiências

  • INTERDISCIPLINARIDADE E MAPAS CONCEITUAIS UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE MICOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32644
    Heldervan da Silva Oliveira, Fábio Rogério Rodrigues dos Santos, Glauco Cohen Ferreira Pantoja, Ademir de Souza Pereira, Carlos Alberto Fonseca Jardim Vianna
    RE02
  • SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34426
    Aleson da Silva Fonseca, Ivaneide Alves Soares da Costa
    RE01

Filosofia e linguagens

  • BILDUNGSROMAN E PAISAGEM FORMATIVA ADORNO E A EXPRESSIVIDADE DA LITERATURA COMO POSSIBILIDADE FORMADORA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32696
    Alex Sander da Silva, Larissa Aparecida do Nascimento, Guilherme Orestes Canarim
    FL01

Resenhas

  • A Buddhist Approach to International Relations Radical Interdependence

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34921
    José Francelino Galdino Neto, Davi Gadelha
    RS01

Ensaios

  • NA CAPITAL NACIONAL DO AGRONEGÓCIO ENTRE DESEMPREGO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM RIBEIRÃO PRETO - SP (2010 – 2021)

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32240
    Caio Marco Espimpolo, Elaine Sampaio Araújo
    EN01
  • FILOSOFIA DA CIÊNCIA E LITERATURA SOLIDIFICANDO PONTES ENTRE AS DUAS CULTURAS

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35217
    Silas Alberto Garcia, Paulo Evaldo Fensterseifer, Gabriel Carvalho Bungenstab
    EN02

Traduções

  • VYGOTSKY - SOBRE O PLURILINGUISMO NA IDADE INFANTIL (1928)

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35736
    Fábio Marques de Souza; Ivo di Camargo Junior, Laís de Sousa Nóbrega Aguiar Pereira
    TR01