v. 24 n. 1 (2024): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação

					Visualizar v. 24 n. 1 (2024): Saberes:  Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação

Nesta edição, mergulhamos em temas cruciais, da educação prisional à formação profissional, refletindo sobre as interseções entre Filosofia e Educação. Explore insights sobre a clínica psicanalítica com surdos, estudos comparativos sobre educação profissional e muito mais. Aproveitamos para informar que os artigos aprovados serão publicados em até 15 dias após o envio da versão final pelos autores. Junte-se a nós nessa jornada de descoberta e reflexão para moldar um futuro educacional mais inclusivo e dinâmico.

Publicado: 16-02-2024

Capa -  Apresentação

  • Apresentação

    Ronny Diogenes Menezes
    AP1
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35329

Filosofia

  • HANNAH ARENDT E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO

    José Jõao Neves Barbosa Vicente
    FI01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32732
  • TESSITURA DO ERRO E SUAS CAUSAS ENTRE ENTENDIMENTO E VONTADE NA FILOSOFIA DE DESCARTES

    Lélio Favacho Braga, Aline Nascimento Braga, Maria Gilvania da Silva Alves Silva Alves, Shirsley Joany dos Santos da Silva, Carlos A. B. da Silva Jr, Alessandra Nascimento Braga
    FI02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34320
  • MNEMOSINE E APRENDIZAGEM Uma Breve Reflexão sobre a Memória a partir do Fedro de Platão e sua relação com a Contemporaneidade

    Paula Oliveira de Souza, Tarso Ferreira Alves
    FI03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35115
  • EXPLORANDO A CONEXÃO MENTE-CORPO CONTRIBUIÇÕES DE MEAD E DESCARTES

    DEBORA ARAUJO DE MEDEIROS, SHIRLENE SANTOS MAFRA MEDEIROS
    FI04
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36142
  • POR QUE SANTO AGOSTINHO NÃO É MEDIEVAL?

    Francisco Eduardo de Oliveira
    FI05
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35286

Surdidade em foco

  • A CLÍNICA PSICANALÍTICA COM SURDOS UMA “ESCUTA” DOS PSICANALISTAS

    Jacson Baldoino Silva, Lílian Cordeiro Maciel
    SF01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33413

Educação e Ensino

  • UMA UMA LEITURA FLECKIANA DO PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE ASTROBIOLOGIA EM EVENTOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

    Wellington Pereira de Queirós, Ivone Delmiro da Silva, Hamilton Perez Soares Corrêa, Thiago de Oliveira Borges
    EE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID31865
  • A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E NO ESTADO DO PIAUÍ UM ESTUDO COMPARATIVO HISTÓRICO

    Sebastião Barbosa Carvalho, Rafael Fernandes de Mesquita
    EE02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v24n1ID33486
  • O ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Joyce de Araújo Medeiros
    EE03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34593
  • A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PERCEPÇÕES DOCENTES A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

    Osório Augusto de Souza Neto, Estéfano Vizconde Veraszto, Luciana Maria Estevam Marques
    EE04
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32173
  • A EDUCAÇÃO PRISIONAL E O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE INDIVÍDUOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

    Daniel Lucas Pessoa de Oliveira Silva, Katia Regina Lopes Costa Freire
    EE05
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35054
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRÁXIS DOCENTE NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR EXPERIENCE REPORT IN TEACHING PRAXIS IN SCHOOL GEOGRAPHY TEACHING

    JOÃO EDUARDO AZEVEDO DA COSTA
    EE06
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35033
  • A leitura do mundo perante contextos marcados pela diversidade o território enquanto chave para compreensão da palavra-mundo

    IRENALDO PEREIRA DE ARAÚJO
    EE07
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35821
  • As Possibilidades e limites das práticas de projetos de Turismo Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

    Andréia Saidelles Rossi, Estela Maris Giordani
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36138
  • A INTERSEÇÃO DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR MOLDANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM

    Bruna Silva souto, Estér de Souza Batista Corrêa, Raphael Weber Silva Rocha, Gênesis Guimarães Soares
    EE08
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34730
  • ENTRE DEVANEIOS E INFÂNCIAS POR UMA PEDAGOGIA DA MARAVILHA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Williams Nunes da Cunha Jr.
    EE09
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35886
  • ELEMENTOS DA COMPLEXIDADE NA PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DO INTERIOR CEARENSE A PARTIR DA PANDEMIA DO COVID-19

    Joice Élida Alves Gonçalves, Edmilson Luiz Rafael
    EE10
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36851
  • ÉTICA DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS A PARTIR DE UMA LEITURA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

    Fábio Antônio Gabriel, Elisângela Moreira, Patricia Cristina Formaggi Cavaleiro Navi, Ana Lúcia Pereira
    EE11
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36744

Educação especial e inclusiva

  • PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

    Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Adriana Azevedo da Silva, Stephanie Yasmin Nóbrega de Sousa
    EES02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID37033
  • A CPIA DO CERES E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UFRN

    Francileide Batista de Almeida Vieira, Isabela Ferreira Alves
    EES01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36080

Artigos (interdisciplinar)

  • O INTERNACIONALISMO MÉDICO E A AJUDA HUMANITÁRIA DE CUBA NA PANDEMIA DE COVID-19

    Kelvin Araújo da Nóbrega Dias
    AR16
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35893
  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, NO ANO DE 2022, EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CRATO/CE.

    Sâmia Eufrasio Barbosa, Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Tânia Cristina Meira Garcia , Túlia Fernanda Meira Garcia
    AR01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33495
  • BNCC E FORMAÇÃO DE PROFESSORES UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONCEPÇÃO NIETZSCHIANA DE FORMAÇÃO PARA A CULTURA

    Giovana Carmo Temple , Fabio Moraes
    AR02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34176
  • O PEDAÇO DE CHÃO BEM-AVENTURADO, TERRA SEM MALES, TERRA PROMETIDA O quilombo Custaneira na perspectiva da circularidade

    Joao Victor de Oliveira Sousa, Nilton de Almeida Araújo, Hilaryo Barbosa Guimarães, Virna Rodrigues Leal Moura, Yana de Moura Gonçalves, Timna da Paixão Fagundes Pereira
    AR03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34888
  • DA LIBERDADE INDIVIDUAL À LIBERDADE COMO AÇÃO POLÍTICA UM DIÁLOGO ENTRE FOUCAULT E HANNAH ARENDT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

    Raquel Augusta Melilo Carrieri, Renata Fernandes Maia de Andrade
    AR15
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35613
  • FORMAÇÃO, POESIA E ROMANTISMO NO HEINRICH VON OFTERDINGEN DE NOVALIS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES BENJAMINIANAS

    Priscilla Stuart da Silva
    AR04
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34737
  • ANÁLISE SOBRE O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO LIVRO ESCOLAR EM ESCOLAS PRIMÁRIAS DA CIDADE DE LICHINGA-MOÇAMBIQUE

    Agostinho Rosário Teimoso, José Marcelo Ánica, Arlindo Pichesse Naciaia, António dos Santos João, Almeida Meque Gomundanhe
    AR05
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32544
  • EXPERIÊNCIA E POBREZA UM OLHAR PARA REALIDADE A PARTIR DE WALTER BENJAMIN

    MAURICIO INACIO DOS SANTOS
    AR06
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34567
  • UMA EDUCAÇÃO DESCOLONIZADORA PARA GUINÉ-BISSAU DESDE A EXPERIÊNCIA DOS POVOS HISTORICAMENTE COLONIZADOS

    Cauê Almeida Galvão, Nbemba Djassi
    AR07
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35153
  • A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORAS/ES SEXUAIS UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES

    Leandro Antunes, Graziela Raupp
    AR08
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34574
  • Em defesa da vida currículo e biopolítica

    Rodrigo Pedrolo, Deniz Alcione Nicolay
    AR09
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33733
  • A SUBCIDADANIA E A EXCLUSÃO ESCOLAR DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI SUBCIUDADANÍA Y EXCLUSIÓN ESCOLAR DE ADOLESCENTES EN CONFLICTO CON LA LEY

    Lindomar Teixeira Luiz, Gabriel de Melo Oliveira
    AR10
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35394
  • EXPLORANDO A CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULA UM ENFOQUE NA ANÁLISE E CRIAÇÃO DE MEMES

    Fábio Marques de Souza, Laís de Sousa Nóbrega Aguiar Pereira, Alexandre de Souza Cruz, Inácio Hélio Moreira do Nascimento, Déborah Letícia Ferreira de Sousa
    AR11
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36011
  • RELAÇÃO INTESTINO E SISTEMA NERVOSO CENTRAL A IMPORTÂNCIA DO MICROBIOMA INTESTINAL

    Fabiano Rodrigues, Patrícia Rosany de Sales Santiago, Luiz Felipe Chaves Carvalho
    AR12
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33359
  • O MOVIMENTO FEMINISTA NA ARGENTINA E A MARÉ VERDE

    Everton William de Lima Silva, Fábio Marques de Souza
    AR13
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35299
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA DILEMAS INDIVIDUAIS E SOCIAIS

    Simone Leite Azevedo Gurgel Guida, Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Marilza Terezinha Soares de Souza, Patricia Ortiz Monteiro
    AR14
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35507

Ensino e tecnologia educacional

  • DIGITAL LITERACIES AS SOCIAL PRACTICES IN COLLABORATIVE LEARNING TELETANDEM AND MEANING-MAKING

    Fábio Marques Souza, Rivaldo Ferreira da Silva, Élida Ferreira Lins, Helenildo Arruda de Macedo Junior Macedo Junior
    ET02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35536
  • As ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADAS POR TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DO CAMPO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

    Jardielly Faria, Francely Dantas de Sousa Medeiros, Jeane Medeiros Silva, Tânia Cristina Meira Garcia, Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Tulia Fernanda Meira Garcia
    ET01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33306

Relatos de experiências

  • INTERDISCIPLINARIDADE E MAPAS CONCEITUAIS UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE MICOLOGIA

    Heldervan da Silva Oliveira, Fábio Rogério Rodrigues dos Santos, Glauco Cohen Ferreira Pantoja, Ademir de Souza Pereira, Carlos Alberto Fonseca Jardim Vianna
    RE02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32644
  • SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Aleson da Silva Fonseca, Ivaneide Alves Soares da Costa
    RE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34426

Filosofia e linguagens

  • BILDUNGSROMAN E PAISAGEM FORMATIVA ADORNO E A EXPRESSIVIDADE DA LITERATURA COMO POSSIBILIDADE FORMADORA

    Alex Sander da Silva, Larissa Aparecida do Nascimento, Guilherme Orestes Canarim
    FL01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32696

Resenhas

  • A Buddhist Approach to International Relations Radical Interdependence

    José Francelino Galdino Neto, Davi Gadelha
    RS01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34921

Ensaios

  • NA CAPITAL NACIONAL DO AGRONEGÓCIO ENTRE DESEMPREGO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM RIBEIRÃO PRETO - SP (2010 – 2021)

    Caio Marco Espimpolo, Elaine Sampaio Araújo
    EN01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32240
  • FILOSOFIA DA CIÊNCIA E LITERATURA SOLIDIFICANDO PONTES ENTRE AS DUAS CULTURAS

    Silas Alberto Garcia, Paulo Evaldo Fensterseifer, Gabriel Carvalho Bungenstab
    EN02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35217

Traduções

  • VYGOTSKY - SOBRE O PLURILINGUISMO NA IDADE INFANTIL (1928)

    Fábio Marques de Souza; Ivo di Camargo Junior, Laís de Sousa Nóbrega Aguiar Pereira
    TR01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35736