A FILOSOFIA DE ANTONIO GRAMSCI, AS BASES CONCEITUAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E AS CONTRIBUIÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA OS INSTITUTOS FEDERAIS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID36731Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, Institutos Federais, escola unitária, Antonio GramsciResumo
Após a lei de criação dos Institutos Federais ser efetivada e dar início a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), foi necessário constituir um corpus teórico, que estivesse alinhado às bases políticas e pedagógicas da instituição. Uma dessas ações se concentrou na criação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) que visa oferecer formação em educação profissional e tecnológica (EPT) aos profissionais da Rede, com o objetivo de produzir conhecimento científico, além do desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado referentes a EPT. Em seu itinerário formativo, o programa de pós-graduação conta com o componente curricular intitulado que articula os conceitos referentes a EPT. Isto posto, o presente trabalho visa apresentar uma síntese das principais discussões presentes no componente curricular, principalmente a respeito da contribuição de Antonio Gramsci e sua proposta da Escola Unitária. Para isso o trabalho foi organizado em três partes que apresentam um debate sobre a ementa do componente curricular, a filosofia gramsciana e a contribuição para a criação e organização dos Institutos Federais. Como resultados, espera-se que as discussões desenvolvidas no âmbito do componente, sejam compartilhadas a todos os profissionais da educação profissional e tecnológica.
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