THE PHILOSOPHY OF ANTONIO GRAMSCI, THE CONCEPTUAL FOUNDATIONS OF PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION, AND THE POLITICAL AND PEDAGOGICAL CONTRIBUTIONS TO THE FEDERAL INSTITUTES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID36731

Keywords:

educação profissional e tecnológica, Institutos Federais, escola unitária, Antonio Gramsci

Abstract

Após a lei de criação dos Institutos Federais ser efetivada e dar início a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), foi necessário constituir um corpus teórico, que estivesse alinhado às bases políticas e pedagógicas da instituição. Uma dessas ações se concentrou na criação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) que visa oferecer formação em educação profissional e tecnológica (EPT) aos profissionais da Rede, com o objetivo de produzir conhecimento científico, além do desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado referentes a EPT. Em seu itinerário formativo, o programa de pós-graduação conta com o componente curricular intitulado que articula os conceitos referentes a EPT. Isto posto, o presente trabalho visa apresentar uma síntese das principais discussões presentes no componente curricular, principalmente a respeito da contribuição de Antonio Gramsci e sua proposta da Escola Unitária. Para isso o trabalho foi organizado em três partes que apresentam um debate sobre a ementa do componente curricular, a filosofia gramsciana e a contribuição para a criação e organização dos Institutos Federais. Como resultados, espera-se que as discussões desenvolvidas no âmbito do componente, sejam compartilhadas a todos os profissionais da educação profissional e tecnológica.

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References

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Published

04-03-2025 — Updated on 08-06-2025

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How to Cite

ANTONECHEN COLOMBO, ANGELICA. THE PHILOSOPHY OF ANTONIO GRAMSCI, THE CONCEPTUAL FOUNDATIONS OF PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION, AND THE POLITICAL AND PEDAGOGICAL CONTRIBUTIONS TO THE FEDERAL INSTITUTES. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 25, n. 01, p. AI04, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID36731. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/36731. Acesso em: 6 dec. 2025.

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