A ÓTICA DOCENTE SOBRE DEFICIÊNCIA VISUAL
REFLEXÕES ACERCA DE PRÁTICAS QUE LEVEM À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37726Palavras-chave:
Educação especial, Formação de professores, Práticas pedagógicas, Cegueira, Baixa visãoResumo
É instituído por lei o direito da inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas como a deficiência visual na sala regular de ensino. Logo, é importante que haja formação inicial e continuada de docentes da educação básica para o trabalho pedagógico para com esse público, visando uma melhor relação e efetividade da qualidade do ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho objetivou apresentar estratégias pedagógicas utilizadas por docentes da rede básica de ensino para trabalhar com estudantes com deficiência visual, bem como em discutir a importância da formação inicial e continuada nessa perspectiva. Foi realizada uma pesquisa através de formulário eletrônico com 26 professores de diversas áreas do conhecimento. Os dados foram analisados através de Análise de Conteúdo. Nossa análise indica que, apesar dos docentes buscarem diferentes estratégias de ensino, apresentam um baixo a médio conhecimento sobre deficiência visual. Desse modo, discutimos sobre a importância e necessidade de investimentos em formação inicial e continuada para docentes.
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