ASPECTOS GERAIS DA ROTINA ESCOLAR NA PRÉ-ESCOLA

Autores

  • Maria José Silva Lobato

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de avaliar diferentes formas de implementação de rotinas planejadas na pré-escola através de uma abrangente revisão bibliográfica do tema. Enfatizaram-se as contribuições de dois autores clássicos, Vigotsky e Wallon.  Realizou-se uma abordagem de quatro elementos constitutivos da rotina de acordo com a classificação de Barbosa (2000). Verificou-se a importância da organização do ambiente, do uso do tempo, da seleção e propostas de atividades e da seleção e oferta de materiais sob uma ótica montessoriana. Assim, este trabalho demonstrou o quanto a rotina pedagógica pode resgatar antigos conceitos e adaptar as novas tendências, melhorando o cotidiano escolar da educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-08-2013

Como Citar

SILVA LOBATO, M. J. ASPECTOS GERAIS DA ROTINA ESCOLAR NA PRÉ-ESCOLA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 8, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/4506. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino