ASPECTOS GERAIS DA ROTINA ESCOLAR NA PRÉ-ESCOLA
Abstract
O presente estudo tem o objetivo de avaliar diferentes formas de implementação de rotinas planejadas na pré-escola através de uma abrangente revisão bibliográfica do tema. Enfatizaram-se as contribuições de dois autores clássicos, Vigotsky e Wallon. Realizou-se uma abordagem de quatro elementos constitutivos da rotina de acordo com a classificação de Barbosa (2000). Verificou-se a importância da organização do ambiente, do uso do tempo, da seleção e propostas de atividades e da seleção e oferta de materiais sob uma ótica montessoriana. Assim, este trabalho demonstrou o quanto a rotina pedagógica pode resgatar antigos conceitos e adaptar as novas tendências, melhorando o cotidiano escolar da educação infantil.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.