RELIGIÃO, ESFERA PÚBLICA E PÓS-SECULARISMO: O DEBATE RAWLS-HABERMAS ACERCA DO PAPEL DA RELIGIÃO NA DEMOCRACIA LIBERAL

Autores

  • Wescley Fernandes Araujo Freire UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

Resumo

Este trabalho apresenta, examina e compara as posições assumidas por John Rawls e Jürgen Habermas a respeito da tradução e inclusão de conteúdos religiosos na esfera pública política (politische Öffentlichkeit) das sociedades pós-seculares (postsäkularen Gesellchaft) marcadas por um persistente pluralismo religioso. Discute-se se e como o conceito de razão pública pode responder ao problema da integração política entre cidadãos crentes e não-crentes no contexto do debate público (öffentlichen Streit), sobretudo, acerca de questões políticas controversas de interesse público e relacionadas à ampliação, efetivação e respeito de direitos fundamentais que se chocam com o princípio da liberdade religiosa e a visão de mundo (Weltanschauungen) das religiões. O Proviso revela uma aparente estreiteza da estratégia de Rawls ao exigir a tradução de razões não-públicas para argumentos em linguagem política (razões públicas), acarretando uma distribuição assimétrica do papel da cidadania entre cidadãos crentes e não-crentes. A proposta habermasiana da tradução cooperativa de conteúdos religiosos parece dispor de um teor inclusivista de maior alcance e, por isso, talvez capaz de lidar adequadamente com o alívio das tensões sociais ocasionadas pelo conflito entre os ideais de vida boa inscritos nas visões de mundo das diferentes formas de vida religiosa.      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wescley Fernandes Araujo Freire, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

Professor Assistente Nível I do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) do Campus Universitário de Imperatriz/MA (Campus II) da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Membro do Grupo de Pesquisa "Estudos em Ética e Filosofia Política" (UFMA/CNPq/0001701U5FMW8H) vinculado ao Departamento de Filosofia - DEFIL/UFMA. Mestre em Filosofia (Área de Concentração: Ética; Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Social e Política) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2007). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2003). Áreas de atuação: Antropologia Filosófica, Bioética, Ética Moderna e Contemporânea, Filosofia do Direito, Filosofia Política Moderna e Contemporânea. Interesse nos seguintes autores: Immanuel Kant, Emmanuel Lévinas, Richard Rorty, John Rawls, Jürgen Habermas e Axel Honneth. Interesse nos seguintes temas: Ética, Direito e Política, Direito e Democracia, Filosofia dos Direitos Humanos, Liberalismo e Republicanismo, Direito, Democracia e Reconhecimento Teoria Crítica e Normatividade. Foi Professor Substituto do Departamento de Filosofia - DEFIL da Universidade Federal do Maranhão - UFMA por duas vezes (2005-2007/2010-2012). Ex-membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - HUUFMA (2011-2012).

Downloads

Publicado

03-11-2014

Como Citar

FREIRE, W. F. A. RELIGIÃO, ESFERA PÚBLICA E PÓS-SECULARISMO: O DEBATE RAWLS-HABERMAS ACERCA DO PAPEL DA RELIGIÃO NA DEMOCRACIA LIBERAL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 10, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/5445. Acesso em: 14 ago. 2022.