A EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL - UMA REFLEXÃO DA TRANSFORMAÇÃO DO HOMEM EM MÁQUINA

Autores

  • Elemar Kleber Favreto Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Rozineide Gomes de Souza Maia Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Resumo

O texto em questão traz uma reflexão a respeito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) e o seu uso dentro de sala de aula. Para tanto, se faz necessário uma abordagem acerca da evolução do homem, da tecnologia e da noção de mente dentro da Filosofia. Assim, num primeiro momento, discutiremos a nova concepção de mente que a filosofia da mente e as ciências cognitivas nos trouxeram, uma concepção muito mais ligada ao avanço tecnológico; num segundo momento, apontaremos como o homem se percebe muito mais próximo de uma máquina nesta concepção de mente; e, num terceiro momento, analisaremos a influência desta concepção de mente e de homem na educação e no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elemar Kleber Favreto, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Bacharel, Licenciado e Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE; Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; Professor do Curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Rozineide Gomes de Souza Maia, Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Roraima - UERR, pedagoga e professora do quadro efetivo do Ensino Básico do estado de Roraima.

Downloads

Publicado

03-11-2014

Como Citar

FAVRETO, E. K.; DE SOUZA MAIA, R. G. A EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL - UMA REFLEXÃO DA TRANSFORMAÇÃO DO HOMEM EM MÁQUINA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 10, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/5501. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino