REFLEXÕES ACERCA DOS CURRÍCULOS EDUCACIONAIS E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Rodrigo Reis Lastra Cid

Resumo

O objetivo deste artigo é indicar qual a finalidade da educaçáo e como isso implica modificações nos currículos da educaçáo básica e nos métodos de orientaçáo e avaliaçáo de ensino. Partimos dos conceitos de capacidades e consenso sobreposto, criados respectivamente por Amartya Sen e John Rawls, e encontramos algo que podemos chamar de vida boa e o que significa melhoria de vida. Entáo, estabelecemos que a educaçáo deve ter como funçáo primordial capacitar o sujeito a levar uma vida boa em harmonia com o meio social. Para decidirmos se o currículo educacional básico cumpre essa funçáo, partimos para uma análise das disciplinas escolares. Percebemos que tanto o currículo, quanto os métodos de ensino eram importantes para a realizaçáo da funçáo da educaçáo, e que a educaçáo básica brasileira náo consegue cumprir esses dois pontos satisfatoriamente, pois o currículo atual náo capacita plenamente o indivíduo a levar uma vida boa e os métodos de ensino náo sáo orientados e avaliados pedagogicamente por profissionais. Enfim, a conclusáo que chegamos foi a de que precisamos de certas mudanças no currículo e nos métodos de ensino.

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Publicado

30-09-2010

Como Citar

CID, R. R. L. REFLEXÕES ACERCA DOS CURRÍCULOS EDUCACIONAIS E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/556. Acesso em: 24 abr. 2024.