INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO NA ESCOLA: PROPOSTAS DE INTERVEÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Patrícia de Almeida Dantas

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo traçar o perfil do comportamento da pessoa com Transtorno de Déficit de Atençáo (TDA), destacando os prejuízos que decorrem do náo diagnóstico na infância nas relações que estabelece na escola, assim como, propor princípios de intervençáo pedagógica que promova a esse alunado a oportunidade de garantir-se como sujeito no processo de aprendizagem escolar. Pelo fato do TDA caracterizar-se por sintomas de hiperatividade física e/ou mental, resultando nas constantes distrações e dificuldades de aprendizagem, nos sentimos instigados a refletir sobre a responsabilidade que o profissional da educaçáo estabelece ao lidar com essas crianças. Nesse contexto, utilizamos como metodologia de pesquisa, estudos bibliográficos a partir das considerações de Russell Barkley (1992), Ana Beatriz Silva (2003), Thomas Phelan (2005), Dupaul e Stoner (2007), os quais muito contribuíram com seus planos de intervençáo que orientam o professor no que diz respeito ao trabalho de sala de aula e propõem: elogiar o comportamento positivo do aluno e estabelecer conseqüências para o comportamento problemático o mais rápido possível, entregar lembretes amigáveis ou outros tipos de mensagens úteis com maior freqüência, planejar antecipadamente as estratégias de ensino para melhor gerenciar os alunos, lembrar a criança de maneira concisa, qual é o plano do dia e quais sáo as regras estabelecidas pelo grupo.Tais contribuições, podem muito ajudar os profissionais da educaçáo a oferecer de forma colaborativa, serviços de apoio ao aluno. Nesse contexto, destacamos o papel do professor, como importante colaborador no processo de avaliaçáo e intervençáo do transtorno.

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Publicado

01-10-2010

Como Citar

DANTAS, P. de A. INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO NA ESCOLA: PROPOSTAS DE INTERVEÇÃO PEDAGÓGICA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/577. Acesso em: 29 nov. 2022.