INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO NA ESCOLA: PROPOSTAS DE INTERVEÇÃO PEDAGÓGICA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo traçar o perfil do comportamento da pessoa com Transtorno de Déficit de Atençáo (TDA), destacando os prejuízos que decorrem do náo diagnóstico na infância nas relações que estabelece na escola, assim como, propor princípios de intervençáo pedagógica que promova a esse alunado a oportunidade de garantir-se como sujeito no processo de aprendizagem escolar. Pelo fato do TDA caracterizar-se por sintomas de hiperatividade física e/ou mental, resultando nas constantes distrações e dificuldades de aprendizagem, nos sentimos instigados a refletir sobre a responsabilidade que o profissional da educaçáo estabelece ao lidar com essas crianças. Nesse contexto, utilizamos como metodologia de pesquisa, estudos bibliográficos a partir das considerações de Russell Barkley (1992), Ana Beatriz Silva (2003), Thomas Phelan (2005), Dupaul e Stoner (2007), os quais muito contribuíram com seus planos de intervençáo que orientam o professor no que diz respeito ao trabalho de sala de aula e propõem: elogiar o comportamento positivo do aluno e estabelecer conseqüências para o comportamento problemático o mais rápido possível, entregar lembretes amigáveis ou outros tipos de mensagens úteis com maior freqüência, planejar antecipadamente as estratégias de ensino para melhor gerenciar os alunos, lembrar a criança de maneira concisa, qual é o plano do dia e quais sáo as regras estabelecidas pelo grupo.Tais contribuições, podem muito ajudar os profissionais da educaçáo a oferecer de forma colaborativa, serviços de apoio ao aluno. Nesse contexto, destacamos o papel do professor, como importante colaborador no processo de avaliaçáo e intervençáo do transtorno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.