A EDUCAÇÃO DO INTELECTO EM SCHOPENHAUER
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar “A Educaçáo do Intelecto em Schopenhauer”, cuja filosofia possui a Vontade, metafísica e irracional, como conceito fundamental. Esta Vontade excede em força o intelecto, o que vem a ocasionar sua primazia sobre ele, que se torna para esta um mero instrumento para efetivaçáo dos seus interesses. O intelecto e as coisas do mundo visível situam-se no plano dos fenômenos, passíveis às mudanças do tempo e ao aperfeiçoamento, enquanto que a Vontade é intemporal, imune às marcas tempo, pois é a coisa em si. Por este caráter secundário do intelecto diante de uma Vontade poderosa, que a tudo impregna e dirigi, pode-se constatar a impossibilidade de uma ética prescritiva, pois a Vontade é livre, sem razáo (grundlos) e ateleológica. Por conseguinte, esta náo se submete as determinações da razáo. O que é possível ao intelecto é a mudança da forma, ou caminho, como a Vontade se manifesta, mas isto náo implica a alteraçáo do seu escopo, ou seja, das suas intenções originárias. Por fim, esse artigo busca compreender os entraves que obstaculizam a educaçáo na filosofia de Schopenhauer, que só alcança o intelecto e náo a Vontade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.