A DOCÊNCIA NA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria
  • Camila da Rosa Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de acadêmicos de um curso de Licenciaturaem Educação Físicade uma universidade pública da região sul do Brasil sobre o ser professor na atualidade. Este estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa qualitativa descritiva na forma de estudo de caso. O instrumento para a coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas, que se direcionaram para os seguintes temas: a) imagem dos professores de Educação Física na sociedade atual; b) fatores que influenciaram na opção pelo magistérioem Educação Física; c) características de um professor de Educação Física para atender às demandas atuais; d) fatores que contribuem para que o professor de Educação Física se sinta satisfeito e bem-sucedido, ou insatisfeito, no exercício de sua profissão; e, e) influência dos componentes curriculares cursados para a formação profissionalem Educação Física. Ainterpretação foi à análise de conteúdo. Participaram do estudo vinte acadêmicos do 8º semestre de um curso de Licenciaturaem Educação Físicade uma universidade pública da região sul do Brasil. A partir das percepções dos acadêmicos podemos concluir que boa parte da profissão docente já é conhecida pelo estudante, entretanto, é certo que as impressões obtidas na formação inicial não bastam para antecipar o restante do desenrolar da profissão, a qual não é possível conhecer sob o ponto de vista pré-profissional. 

Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Formação Inicial. Docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM). Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutorando em Ciências Médicas (UFSC).

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestrando em Educação Física (UFSM).

Camila da Rosa Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Ciências do Movimento Humano (UFRGS)

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestre em Educação (UFSM); Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Downloads

Publicado

03-11-2014

Como Citar

KRUG, H. N.; KRUG, R. de R.; TELLES, C.; MEDEIROS, C. da R.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da. A DOCÊNCIA NA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 10, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/5913. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino