A DOCÊNCIA NA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de acadêmicos de um curso de Licenciaturaem Educação Físicade uma universidade pública da região sul do Brasil sobre o ser professor na atualidade. Este estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa qualitativa descritiva na forma de estudo de caso. O instrumento para a coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas, que se direcionaram para os seguintes temas: a) imagem dos professores de Educação Física na sociedade atual; b) fatores que influenciaram na opção pelo magistérioem Educação Física; c) características de um professor de Educação Física para atender às demandas atuais; d) fatores que contribuem para que o professor de Educação Física se sinta satisfeito e bem-sucedido, ou insatisfeito, no exercício de sua profissão; e, e) influência dos componentes curriculares cursados para a formação profissionalem Educação Física. Ainterpretação foi à análise de conteúdo. Participaram do estudo vinte acadêmicos do 8º semestre de um curso de Licenciaturaem Educação Físicade uma universidade pública da região sul do Brasil. A partir das percepções dos acadêmicos podemos concluir que boa parte da profissão docente já é conhecida pelo estudante, entretanto, é certo que as impressões obtidas na formação inicial não bastam para antecipar o restante do desenrolar da profissão, a qual não é possível conhecer sob o ponto de vista pré-profissional.
Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Formação Inicial. Docência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.