APONTAMENTOS SOBRE A EPISTEMOLOGIA MARXISTA: NEUTRALIDADE, PLURALISMO E ORTODOXIA
Resumo
Este artigo visa apresentar alguns apontamentos sobre a epistemologia desenvolvida por Karl Marx, caracterizando esta enquanto uma nova ontologia, a ontologia do ser social. Tal método constitui-se com três bases: a história, a dialética e a economia política; o que lhe permite transitar por várias áreas do conhecimento. Partindo desta contextualizando da obra marxiana, desenvolvemos três pressupostos da teoria marxista: a Neutralidade ideológica, considerando esta como um mito, por compreendermos que o pesquisador sempre está imbuído de ideologia; o Pluralismo Metodológico, pelo seu caráter dual, pelo ecletismo que faz convergir compreensões antagônicas e porque propicia um debate acadêmico plural; e a Ortodoxia do método, porque se contrapõe a um campo dogmático do marxismo, bem como assume que a ortodoxia é em questão de método. Por fim, destacamos a importância da inversão do método científico que Marx desenvolve em sua obra, fundando uma nova teoria geral do ser social. Também destacamos a importância do resgate dos fundamentos filosóficos das epistemologias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.