A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA

Autores

  • gustavo luiz gava Pontifícia Universidade Católica do Paraná Universidade Positivo
  • Cleverson Leite Bastos

Resumo

Este artigo está centrado no atual escopo epistemológico da filosofia, a denominada era digital. Trata-se não apenas do entendimento do mundo em que vivemos, mas buscar o mapeamento lógico, metalinguístico (metafísico) e psicológico que faz parte da primeira geração dos nativos digitais. A própria filosofia encontra-se inserida para além de uma categoria propedêutica (como categorizava Aristóteles), percebe-se que o mundo exige uma peculiar compreensão da própria vida. Por isso, a emergência em pensar uma nova ontologia. Uma ontologia tecnológica? Esta será a total emancipação da geração de nativos digitais que nasceram na transição da revolução noética do Século XXI. Mediante essa elucidação, são buscadas inovações que justifiquem a razão de ser de tal investigação interdisciplinar na Filosofia, tais como as possíveis propostas que eclodem por meio da tecnologia da informação e da comunicação (TIC). Destarte, primeiramente, exigir-se-á refletir a filosofia como disciplina em EaD. Entende-se que esta é uma das principais transições para situar a filosofia, bem como outras disciplinas, no mundo virtual: o ensino online. E, a partir daí, possibilitar que o próprio discente inclua-a em seu campo mundano: do virtual cognitivo para o concreto objetivo. Uma engenharia reversa do conhecimento.

 

Palavras-chave: Filosofia. Era digital. Ontologia tecnológica. Engenharia reversa do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

gustavo luiz gava, Pontifícia Universidade Católica do Paraná Universidade Positivo

Doutorando e Mestre em Filosofia da Mente com ênfase em Ciência Cognitiva (Bolsista PUCPR), Especialista em Noergologia estudo da interface pensamento-cérebro (Bolsista NIP-UNIBEM), Especialista em Literatura Brasileira e História Nacional (UTFPR) e, Graduado em Filosofia. Escritor, tendo, no momento, como uma de suas principais obras, O Último Desejo de Freud: requiem à teoria do inconsciente, pela Juruá Editora (segunda edição revisada 2014). Obra classificada entre os 10 melhores livros do ano no 53º Prêmio Jabuti de 2011 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Sétimo lugar na categoria Psicologia e Psicanálise. Pela mesma editora possui a obra; A Mente Holística: fenômenos globais no cérebro segundo Jerry Fodor, 2014. Autor da Coleção O Pequeno Filósofo Filosofia para Crianças. Tendo como primeiro lançamento da coleção a obra E Se não Existisse?, pela Editora Inverso, 2013. Organizador com Fábio Antonio Gabriel e coautor da obra Ensaios Filosóficos: Antropologia, Neurociência, Linguagem e Educação, pela Editora Multifoco, 2012. Segundo lugar no Prêmio anual (2013) da ABRAFP (Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise) de Literatura. Guest Editor da Science and Education Publishing - American Journal of Education Research 2014-2015 (Special Issue on Philosophy of education: contemporary perspectives). Membro pesquisador da Academia Sul-Americana de Medicina Integrada (ASAMI). Possui participação em congressos de filosofia da mente, ciências cognitivas e seminários de atualização em neurociência e estudos que abarcam os fenômenos da interface pensamento-cérebro. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, ciência cognitiva, filosofia da mente, filosofia da psicologia, filosofia da neurociência, filosofia do cérebro, ontologia, epistemologia e engenharia reversa do conhecimento. Desenvolve treinamento e consultoria cognitiva. Atualmente,empreende o projeto Crianças e jovens que filosofam , em parceria com Creative Time After School.

Cleverson Leite Bastos

Doutor pela PUCSP com estágio de pós-doutorado na Universidade São Carlos, o professor Cleverson Leite Bastos atua na linha de Epistemologia nos projetos Verdade e Método, no qual desenvolve trabalhos sobre "Teorias da verdade" e sobre a "Fundamentação epistêmica das ciências biológicas", e no projeto O Pragmatismo e suas repercussões na epistemologia contemporânea, no qual desenvolve trabalho intitulado "Os portadores da verdade e teorias não realistas". Trabalha preferencialmente com os autores: Giofre Muller, John Wargth, Karl Popper.

Downloads

Publicado

12-02-2015

Como Citar

GAVA, gustavo luiz; BASTOS, C. L. A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6349. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino