A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
Abstract
Este artigo está centrado no atual escopo epistemológico da filosofia, a denominada era digital. Trata-se não apenas do entendimento do mundo em que vivemos, mas buscar o mapeamento lógico, metalinguístico (metafísico) e psicológico que faz parte da primeira geração dos nativos digitais. A própria filosofia encontra-se inserida para além de uma categoria propedêutica (como categorizava Aristóteles), percebe-se que o mundo exige uma peculiar compreensão da própria vida. Por isso, a emergência em pensar uma nova ontologia. Uma ontologia tecnológica? Esta será a total emancipação da geração de nativos digitais que nasceram na transição da revolução noética do Século XXI. Mediante essa elucidação, são buscadas inovações que justifiquem a razão de ser de tal investigação interdisciplinar na Filosofia, tais como as possíveis propostas que eclodem por meio da tecnologia da informação e da comunicação (TIC). Destarte, primeiramente, exigir-se-á refletir a filosofia como disciplina em EaD. Entende-se que esta é uma das principais transições para situar a filosofia, bem como outras disciplinas, no mundo virtual: o ensino online. E, a partir daí, possibilitar que o próprio discente inclua-a em seu campo mundano: do virtual cognitivo para o concreto objetivo. Uma engenharia reversa do conhecimento.
Palavras-chave: Filosofia. Era digital. Ontologia tecnológica. Engenharia reversa do conhecimento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.