GENEALOGIA E MORAL CRISTÃ EUROPEIA EM NIETZSCHE

Autores

  • Mauro Rogério Almeida Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Resumo

Nietzsche é incisivo na sua crítica da tradição. Para ele, os filósofos que se ocuparam em estudar a moral com rigor científico se enredaram no alvo metafísico de buscar algo fundante para a moral. A partir da crença metafísica na oposição de valores, esses filósofos acreditaram que a moral era algo dado antecipadamente. Para os filósofos das ideias modernas ou os da moral cristã, a moral não era conhecida através de uma descrição detalhada dos fatos morais e de seus meandros. Sua visão alcança, em muitos casos, apenas seu ambiente mais próximo, apenas sua classe social, sua religião. Alcança tão somente seu contexto. Não alcança os escombros, os soterramentos e as transformações da moral, mesmo considerando apenas seu lugar geográfico e histórico. Nesse sentido, o que se propõe nessa comunicação é mostrar o vínculo entre a moral cristã europeia e a crença nas ideias modernas. Nosso enfoque seguirá o percurso interpretativo do prólogo e da primeira dissertação de Genealogia da Moral, mostrando as características do método genealógico e sua relevância para a crítica da metafísica clássica e para a impulsão de uma filosofia da diferença. Como resultado da análise, percebeu-se que a moral cristã europeia, a moral do homem de rebanho se apresenta como única possibilidade a partir do momento em que as ideias modernas alcançam hegemonia e identidade. Os atributos dessa moral tornam o ser humano um animal manso, afável, dócil e absolutamente útil ao rebanho.

Palavras-chaves: Genealogia. Ideias modernas. Moral cristã. Metafísica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Rogério Almeida Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN/Mossoró. Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGFIL/UFRN. Orientadora: Fernanda Machado Bulhões.

Downloads

Publicado

31-01-2015

Como Citar

ALMEIDA VIEIRA, M. R. GENEALOGIA E MORAL CRISTÃ EUROPEIA EM NIETZSCHE. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 1, n. esp, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6421. Acesso em: 9 dez. 2022.