GENEALOGIA E MORAL CRISTÃ EUROPEIA EM NIETZSCHE
Resumen
Nietzsche é incisivo na sua crítica da tradição. Para ele, os filósofos que se ocuparam em estudar a moral com rigor científico se enredaram no alvo metafísico de buscar algo fundante para a moral. A partir da crença metafísica na oposição de valores, esses filósofos acreditaram que a moral era algo dado antecipadamente. Para os filósofos das ideias modernas ou os da moral cristã, a moral não era conhecida através de uma descrição detalhada dos fatos morais e de seus meandros. Sua visão alcança, em muitos casos, apenas seu ambiente mais próximo, apenas sua classe social, sua religião. Alcança tão somente seu contexto. Não alcança os escombros, os soterramentos e as transformações da moral, mesmo considerando apenas seu lugar geográfico e histórico. Nesse sentido, o que se propõe nessa comunicação é mostrar o vínculo entre a moral cristã europeia e a crença nas ideias modernas. Nosso enfoque seguirá o percurso interpretativo do prólogo e da primeira dissertação de Genealogia da Moral, mostrando as características do método genealógico e sua relevância para a crítica da metafísica clássica e para a impulsão de uma filosofia da diferença. Como resultado da análise, percebeu-se que a moral cristã europeia, a moral do homem de rebanho se apresenta como única possibilidade a partir do momento em que as ideias modernas alcançam hegemonia e identidade. Os atributos dessa moral tornam o ser humano um animal manso, afável, dócil e absolutamente útil ao rebanho.
Palavras-chaves: Genealogia. Ideias modernas. Moral cristã. Metafísica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.