INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E ASPIRAÇÕES ATUAIS DO ENSINO

  • WASHINGTON LUIZ ALVES DO LAGO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
  • Joniel Mendes de Araújo Universidade Federal do Piauí
  • Luciana Barboza Silva Universidade Federal do Piauí-UFPI

Resumo

Este artigo discute a importância de se trabalhar à interdisciplinaridade como forma de proporcionar aos alunos a formação de conhecimentos sólidos, desenvolvendo habilidades que serão aplicadas em seu futuro exercício profissional. O projeto foi desenvolvido usando o método participativo, com a perspectiva de promover uma análise crítica e a mobilização dos estudantes envolvidos. Nos encontros em que o projeto foi desenvolvido, os alunos foram instigados a se posicionarem como sujeitos formadores de opinião, promovendo em cada um a percepção de uma visão de mundo diferente, considerando a realidade social e cultural de cada estudante. Na sequência, foram trabalhadas questões como a importância de ácidos e bases e sua aplicação no dia a dia desses estudantes e foram apresentados com o enfoque duplo: da química e da biologia. Durante a realização deste trabalho, ficou evidente que ações contribuem para motivar uma maior participação dos estudantes que demonstram maior envolvimento nas atividades e interação nas aulas. Quando o aluno tem sua participação ampliada, de mero observador à executor das atividades, seu aprendizado é ampliado com qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

WASHINGTON LUIZ ALVES DO LAGO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
Aluno do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB. Especialista em Gestão e Educação Ambiental (2013). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas (2013). Bolsista da fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)
Joniel Mendes de Araújo, Universidade Federal do Piauí
Graduado em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Piauí
Luciana Barboza Silva, Universidade Federal do Piauí-UFPI
Doutora em Entomologia, Coordenadora de área do PIBID, Professora do Departamento de Ciências da Natureza, Universidade Federal do Piauí-UFPI, Campus Prof. Cinobelina Elvas – Bom Jesus, PI.
Publicado
12-02-2015
Como Citar
ALVES DO LAGO, W. L.; ARAÚJO, J. M. DE; SILVA, L. B. INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E ASPIRAÇÕES ATUAIS DO ENSINO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, n. 11, 12 fev. 2015.
Seção
Fundamentos da Educação e Ensino