INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E ASPIRAÇÕES ATUAIS DO ENSINO

Autores/as

  • WASHINGTON LUIZ ALVES DO LAGO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
  • Joniel Mendes de Araújo Universidade Federal do Piauí
  • Luciana Barboza Silva Universidade Federal do Piauí-UFPI

Resumen

Este artigo discute a importância de se trabalhar à interdisciplinaridade como forma de proporcionar aos alunos a formação de conhecimentos sólidos, desenvolvendo habilidades que serão aplicadas em seu futuro exercício profissional. O projeto foi desenvolvido usando o método participativo, com a perspectiva de promover uma análise crítica e a mobilização dos estudantes envolvidos. Nos encontros em que o projeto foi desenvolvido, os alunos foram instigados a se posicionarem como sujeitos formadores de opinião, promovendo em cada um a percepção de uma visão de mundo diferente, considerando a realidade social e cultural de cada estudante. Na sequência, foram trabalhadas questões como a importância de ácidos e bases e sua aplicação no dia a dia desses estudantes e foram apresentados com o enfoque duplo: da química e da biologia. Durante a realização deste trabalho, ficou evidente que ações contribuem para motivar uma maior participação dos estudantes que demonstram maior envolvimento nas atividades e interação nas aulas. Quando o aluno tem sua participação ampliada, de mero observador à executor das atividades, seu aprendizado é ampliado com qualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

WASHINGTON LUIZ ALVES DO LAGO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA

Aluno do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB. Especialista em Gestão e Educação Ambiental (2013). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas (2013). Bolsista da fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)

Joniel Mendes de Araújo, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Piauí

Luciana Barboza Silva, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Doutora em Entomologia, Coordenadora de área do PIBID, Professora do Departamento de Ciências da Natureza, Universidade Federal do Piauí-UFPI, Campus Prof. Cinobelina Elvas – Bom Jesus, PI.

Publicado

12-02-2015

Cómo citar

ALVES DO LAGO, W. L.; ARAÚJO, J. M. de; SILVA, L. B. INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E ASPIRAÇÕES ATUAIS DO ENSINO. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6629. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino