INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E ASPIRAÇÕES ATUAIS DO ENSINO
Resumen
Este artigo discute a importância de se trabalhar à interdisciplinaridade como forma de proporcionar aos alunos a formação de conhecimentos sólidos, desenvolvendo habilidades que serão aplicadas em seu futuro exercício profissional. O projeto foi desenvolvido usando o método participativo, com a perspectiva de promover uma análise crítica e a mobilização dos estudantes envolvidos. Nos encontros em que o projeto foi desenvolvido, os alunos foram instigados a se posicionarem como sujeitos formadores de opinião, promovendo em cada um a percepção de uma visão de mundo diferente, considerando a realidade social e cultural de cada estudante. Na sequência, foram trabalhadas questões como a importância de ácidos e bases e sua aplicação no dia a dia desses estudantes e foram apresentados com o enfoque duplo: da química e da biologia. Durante a realização deste trabalho, ficou evidente que ações contribuem para motivar uma maior participação dos estudantes que demonstram maior envolvimento nas atividades e interação nas aulas. Quando o aluno tem sua participação ampliada, de mero observador à executor das atividades, seu aprendizado é ampliado com qualidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.