TEORIA CRÍTICA, CULTURA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Vivian Baroni Universidade de Passo Fundo
  • Fernando Dala Santa Universidade de Passo Fundo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo resgatar os pressupostos fundamentais da teoria crítica na concepção da Dialética do Esclarecimento, enfatizando a abordagem da dialética da cultura sob o viés educativo. Sendo assim, essa abordagem da teoria crítica analisa a cultura como instrumento ideológico de dominação, mas também enquanto possibilidade de libertação. É nesses termos que a abordagem da teoria crítica mostra-se relevante em um exame do panorama contemporâneo da educação. Os estudos culturais gestados pelos antigos membros da Escola de Frankfurt tornam-se revitalizados quando abordados sob o viés de uma pedagogia crítica, como o fez Giroux, orientando a pesquisa educacional através da crítica aos modelos de ensino tradicionais. Com efeito, em virtude da crítica contundente ao capitalismo aliada a uma abordagem histórico-dialética da realidade, a Teoria crítica torna-se apta a fundamentar uma análise dos fenômenos culturais e educacionais que tenha como horizonte tanto o caráter reprodutivista da educação quanto o seu potencial emancipatório.

Palavras chave: Teoria crítica, racionalidade instrumental, educação, resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Baroni, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação pelo PPGEdu da Universidade de Passo Fundo. Integra do Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação (NUPEFE) da Universidade de Passo Fundo.

Fernando Dala Santa, Universidade de Passo Fundo

Possui Graduação em Filosofia e Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Membro do Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação (NUPEFE) da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

12-02-2015

Como Citar

BARONI, V.; DALA SANTA, F. TEORIA CRÍTICA, CULTURA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6633. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino