TEORIA CRÍTICA, CULTURA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Autores/as

  • Vivian Baroni Universidade de Passo Fundo
  • Fernando Dala Santa Universidade de Passo Fundo

Resumen

O presente artigo tem por objetivo resgatar os pressupostos fundamentais da teoria crítica na concepção da Dialética do Esclarecimento, enfatizando a abordagem da dialética da cultura sob o viés educativo. Sendo assim, essa abordagem da teoria crítica analisa a cultura como instrumento ideológico de dominação, mas também enquanto possibilidade de libertação. É nesses termos que a abordagem da teoria crítica mostra-se relevante em um exame do panorama contemporâneo da educação. Os estudos culturais gestados pelos antigos membros da Escola de Frankfurt tornam-se revitalizados quando abordados sob o viés de uma pedagogia crítica, como o fez Giroux, orientando a pesquisa educacional através da crítica aos modelos de ensino tradicionais. Com efeito, em virtude da crítica contundente ao capitalismo aliada a uma abordagem histórico-dialética da realidade, a Teoria crítica torna-se apta a fundamentar uma análise dos fenômenos culturais e educacionais que tenha como horizonte tanto o caráter reprodutivista da educação quanto o seu potencial emancipatório.

Palavras chave: Teoria crítica, racionalidade instrumental, educação, resistência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vivian Baroni, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação pelo PPGEdu da Universidade de Passo Fundo. Integra do Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação (NUPEFE) da Universidade de Passo Fundo.

Fernando Dala Santa, Universidade de Passo Fundo

Possui Graduação em Filosofia e Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Membro do Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação (NUPEFE) da Universidade de Passo Fundo.

Publicado

12-02-2015

Cómo citar

BARONI, V.; DALA SANTA, F. TEORIA CRÍTICA, CULTURA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6633. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino