TECENDO A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES DO BRASIL INFANTIL
Resumo
Estudar a História das Instituições de Educação Infantil nos permite estabelecer relações com a história da infância e da criança, e compreender as concepções pedagógicas que fundamentam as propostas e práticas educacionais direcionadas para as crianças de zero a seis anos de idade. Ao focar este conjunto de temas temos a possibilidade de compreender parte da História da Educação Infantil no Brasil que nos revela que tanto as creches, jardins de infância ou escolas maternais, constituíram-se como instituições de cuidado e somente, posteriormente, como instituições de ensino. O presente artigo tem por objetivo realizar uma reflexão e, em certa medida, traçar a História das Instituições de Educação Infantil no Brasil, do final do século XIX até o final do século XX, procurando compreender o surgimento dos espaços destinado ao cuidado e a educação da criança pequena. Como procedimento teórico-metodológico adoto o uso de pesquisas bibliográficas com ênfase em autores que se ocupam em descrever e problematizar a História da Educação Infantil. Nesta perspectiva, buscamos compreender a origem das instituições de educação infantil, sejam eles educativos ou não-educativos, partindo do entendimento de infância, criança, das concepções pedagógicas que permeiam há séculos na História da Educação Mundial e Brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.