TECENDO A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES DO BRASIL INFANTIL

Autores

  • Sarah de lima Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Estudar a História das Instituições de Educação Infantil nos permite estabelecer relações com a história da infância e da criança, e compreender as concepções pedagógicas que fundamentam as propostas e práticas educacionais direcionadas para as crianças de zero a seis anos de idade. Ao focar este conjunto de temas temos a possibilidade de compreender parte da História da Educação Infantil no Brasil que nos revela que tanto as creches, jardins de infância ou escolas maternais, constituíram-se como instituições de cuidado e somente, posteriormente, como instituições de ensino. O presente artigo tem por objetivo realizar uma reflexão e, em certa medida, traçar a História das Instituições de Educação Infantil no Brasil, do final do século XIX até o final do século XX, procurando compreender o surgimento dos espaços destinado ao cuidado e a educação da criança pequena. Como procedimento teórico-metodológico adoto o uso de pesquisas bibliográficas com ênfase em autores que se ocupam em descrever e problematizar a História da Educação Infantil. Nesta perspectiva, buscamos compreender a origem das instituições de educação infantil, sejam eles educativos ou não-educativos, partindo do entendimento de infância, criança, das concepções pedagógicas que permeiam há séculos na História da Educação Mundial e Brasileira. 

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Publicado

12-02-2015

Como Citar

MENDES, S. de lima. TECENDO A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES DO BRASIL INFANTIL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6685. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino