A IMPLANTAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES NO BRASIL NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

Autores

  • Hananiel de Souza Amorim Souza Amorim UFRN

Resumo

Este trabalho analisa a implantação dos grupos escolares no Brasil durante o período de 1908-1930. De forma mais específica, investiga a relação entre Higiene e os grupos escolares, tomando por base, a experiência dessas instituições nos estados de Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os grupos escolares integraram o projeto educacional da República no Brasil. Dessa maneira, buscamos identificar como se deu a implantação desses grupos escolares que foram criados para serem instituições de referência, que deveriam colocar em prática a edificação de um prédio escolar próprio, o uso de matérias didáticos, de uma metodologia de ensino inovadora, mobiliário escolar adequado, entre outros aspectos que marcaram os grupos. A essas características acrescentam-se as orientações dos preceitos de Higiene. Os objetivos dessa investigação pretendem desvendar quais os fatores que constituíam esse novo modelo de escola primária e em que consistiam; também qual a necessidade da edificação de um prédio escolar próprio e quais as orientações higienistas feitas quanto à construção do prédio e do ambiente escolar como um todo. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica que nos possibilitou o mapeamento de diferentes fontes de pesquisa tendo em vista a análise de diferentes aspectos relativos a implantação, bem como, o cotidiano dos grupos escolares, nos quais foram evidenciadas ações de caráter higienistas. Para essa investigação nos detemos ao estudo das mensagens de governadores e legislação do período. Por meio deste trabalho, pretendemos evidenciar que os grupos foram uma forma de consagrar a escola primária nas primeiras décadas do século XX a partir da introdução de recursos didáticos inovadores, de mobília adequada, de uma metodologia de ensino moderna e entre outros materiais e ações que eram considerados importantes para o bom e efetivo desempenho do ensino primário público daquele período no Brasil.

Palavras-chave: História da educação. Higiene. Grupos Escolares. Brasil

 


 

80

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hananiel de Souza Amorim Souza Amorim, UFRN

Licenciado e bacharel em História pela UFRN, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, na Linha de Pesquisa História da Educação, Práticas Sócio Educativas e Uso das Linguagens.79

Downloads

Publicado

14-09-2015

Como Citar

AMORIM, H. de S. A. S. A IMPLANTAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES NO BRASIL NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 12, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6886. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino