QUEM, ONDE, QUANTO E O QUE ANDAM FALANDO DE PAUL KARL FEYERABEND: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO A PARTIR DA BASE DE DADOS SCIELO

Autores

  • Luciana Flôr Correa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Walter Antonio Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar o perfil da produção científica publicada na coleção da Scientific Electronic Library Online – SciELO, sobre um dos autores mais importantes e mais controversos da chamada “nova Filosofia da Ciência”- Paul Karl Feyerabend - o “pior inimigo da Ciência”. Para subsidiar a análise, na parte que antecede a discussão central, faremos uma breve apresentação da trajetória epistemológica e das reflexões sobre a natureza da ciência realizadas por Feyerabend. Na sequência, enfocaremos os procedimentos adotados na análise bibliométrica efetuada e, na última seção apresentaremos a apreciação dos resultados; que em linhas gerais revelaram um reduzido número de publicações e uma grande heterogeneidade de autores, periódicos, instituições de vínculo e ano de publicação dos trabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Flôr Correa, Universidade Federal de Santa Catarina

Assistente social, Mestre em Educação, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina

Walter Antonio Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheiro Mecânico, Doutor em Educação, Pesquisador em Educação Tecnológica e CTS, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET/UFSC).

Downloads

Publicado

14-09-2015

Como Citar

CORREA, L. F.; BAZZO, W. A. QUEM, ONDE, QUANTO E O QUE ANDAM FALANDO DE PAUL KARL FEYERABEND: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO A PARTIR DA BASE DE DADOS SCIELO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 12, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7633. Acesso em: 1 dez. 2022.