QUEM, ONDE, QUANTO E O QUE ANDAM FALANDO DE PAUL KARL FEYERABEND: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO A PARTIR DA BASE DE DADOS SCIELO

Autores/as

  • Luciana Flôr Correa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Walter Antonio Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

O objetivo do presente artigo é apresentar o perfil da produção científica publicada na coleção da Scientific Electronic Library Online – SciELO, sobre um dos autores mais importantes e mais controversos da chamada “nova Filosofia da Ciência”- Paul Karl Feyerabend - o “pior inimigo da Ciência”. Para subsidiar a análise, na parte que antecede a discussão central, faremos uma breve apresentação da trajetória epistemológica e das reflexões sobre a natureza da ciência realizadas por Feyerabend. Na sequência, enfocaremos os procedimentos adotados na análise bibliométrica efetuada e, na última seção apresentaremos a apreciação dos resultados; que em linhas gerais revelaram um reduzido número de publicações e uma grande heterogeneidade de autores, periódicos, instituições de vínculo e ano de publicação dos trabalhos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Flôr Correa, Universidade Federal de Santa Catarina

Assistente social, Mestre em Educação, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina

Walter Antonio Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheiro Mecânico, Doutor em Educação, Pesquisador em Educação Tecnológica e CTS, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET/UFSC).

Publicado

14-09-2015

Cómo citar

CORREA, L. F.; BAZZO, W. A. QUEM, ONDE, QUANTO E O QUE ANDAM FALANDO DE PAUL KARL FEYERABEND: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO A PARTIR DA BASE DE DADOS SCIELO. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 12, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7633. Acesso em: 22 jul. 2024.