ENSINO E APRENDIZAGEM: POSSÍVEIS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA

Autores

  • José Carlos da Silva UENP- UEPG
  • Fábio Antonio Gabriel UEPG- SEED PR
  • Ana Lúcia Pereira Baccon UEPG

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões analíticas sobre os desafios e perspectivas na formação de professores de Filosofia levando-se em conta o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, os dados foram coletados por meio de questionário organizados com perguntas fechadas e abertas, constituindo uma pesquisa ação, onde os participantes são professores e alunos de algumas escolas públicas do Núcleo de Educação de Jacarezinho. Como referencial estamos nos fundamentando nas propostas oferecidas pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica sobre filosofia da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e dos seguintes autoresGallo (2013), Silveira (2007),Folscheid (2006), de Horn (2009), e Danelon (2010), entre outros. A análise dos dados nos permite inferir que a questão do ensino de filosofia e sua aprendizagem na região de Jacarezinho encontram desafios comuns e dispõe de grandes possibilidades de superá-los ou ao menos tratá-los com propriedade. Aponta ainda que, a do número dos atuais professores que participaram da pesquisa já é habilitada na graduação em filosofia pela Universidade da Região e as propostas curriculares sugeridas pelo Estado estão coerentes com as discussões atuais de filósofos e pensadores que tratam da questão do ensino eaprendizagem da filosofia no Paraná, essa constatação passa a fazer parte do processo ensino aprendizagem que envolve os professores e os alunos da educação básica na região.

93

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos da Silva, UENP- UEPG

Doutor em Educação pela UNICAMP (2009), professor do Departamento de filosofia da UENP90

Fábio Antonio Gabriel, UEPG- SEED PR

Mestre em educação pela UEPG, professor de filosofia da Rede Estadual do Paraná.91

Ana Lúcia Pereira Baccon, UEPG

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Professora do Departamento de Matemática e Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG92

Downloads

Publicado

14-09-2015

Como Citar

DA SILVA, J. C.; GABRIEL, F. A.; PEREIRA BACCON, A. L. ENSINO E APRENDIZAGEM: POSSÍVEIS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 12, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7910. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino