ENSINO E APRENDIZAGEM: POSSÍVEIS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA
Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões analíticas sobre os desafios e perspectivas na formação de professores de Filosofia levando-se em conta o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, os dados foram coletados por meio de questionário organizados com perguntas fechadas e abertas, constituindo uma pesquisa ação, onde os participantes são professores e alunos de algumas escolas públicas do Núcleo de Educação de Jacarezinho. Como referencial estamos nos fundamentando nas propostas oferecidas pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica sobre filosofia da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e dos seguintes autoresGallo (2013), Silveira (2007),Folscheid (2006), de Horn (2009), e Danelon (2010), entre outros. A análise dos dados nos permite inferir que a questão do ensino de filosofia e sua aprendizagem na região de Jacarezinho encontram desafios comuns e dispõe de grandes possibilidades de superá-los ou ao menos tratá-los com propriedade. Aponta ainda que, a do número dos atuais professores que participaram da pesquisa já é habilitada na graduação em filosofia pela Universidade da Região e as propostas curriculares sugeridas pelo Estado estão coerentes com as discussões atuais de filósofos e pensadores que tratam da questão do ensino eaprendizagem da filosofia no Paraná, essa constatação passa a fazer parte do processo ensino aprendizagem que envolve os professores e os alunos da educação básica na região.
93Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.