ENSINO DAS CIÊNCIAS NO MUNDO VIVIDO: A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE MERLEAU-PONTY

Autores

  • Denis Oliveira Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • José Camilo Ramos Souza Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A epistemologia de Merleau-Ponty, para o mundo das ciências, ajuda resgatar a percepção e o sentir no mundo vivido, das quais possuem por indicação relações com a significação existencial, cuja, a percepção é o movimento que temos para percebê-lo e situarmo-nos como sujeitos. Este texto busca refletir como o mundo vivido explicitado nas obras Conversas – 1948 (2004), e Fenomenologia da Percepção (2011) contribuem para o ensino das ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Os estudantes entendam que a ciência é a explicação, observação do mundo em construção, existe porque o ser humano faz com que tenha significado, que a fonte primária desse saber, são suas percepções do mundo vivido. Em um mundo que existe, antes de qualquer cientista fazer observação, e coloque-o sobre investigação. Que o ensino das ciências, estimule os estudantes, a reaprenderem a verem o mundo, a partir da percepção, apropriando-se do saberes construídos. Assim, a sala de aula, seja um espaço de construções de significados, de relações existenciais entre os sujeitos, que façam da ciência a expressão segunda desse mundo, como Merleau-Ponty apontou. Situação que o ensino das ciências, estimule os estudantes, a reaprenderem a verem o mundo, a partir da percepção, aproprie-se dos saberes, sabendo que a ciência só tem significação na relação com a prática de existência humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Oliveira Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências na Amazônia. Graduado em Pedagogia.

José Camilo Ramos Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Geografia Física na Universidade de São Paulo – USP. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Downloads

Publicado

31-03-2016

Como Citar

SILVA, D. O.; SOUZA, J. C. R. ENSINO DAS CIÊNCIAS NO MUNDO VIVIDO: A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE MERLEAU-PONTY. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 13, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/8081. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino